Profissionais de Educação Infantil da Rede participam de formação

4 de julho de 2017 • Larissa Mizuhira

Capacitação teve como tema Infância e Sociedade Contemporânea; primeira etapa aconteceu de abril até junho

Encerrou na sexta-feira, 23/06, a primeira etapa do processo de formação voltado para profissionais da Rede de Educação Infantil que iniciou em abril. Com o tema geral Infância e Sociedade Contemporânea – Reflexões Sobre os Desafios Para a Formação Docente e Para o Trabalho Pedagógico na Educação Infantil, o objetivo foi colocar em pauta os desafios da educação de crianças tanto no contexto familiar quanto no das escolas.

Segundo a coordenadora geral da formação e supervisora da rede, que também é psicóloga e mestre em educação, Silvana Bassan, durante os cinco encontros da formação estiveram envolvidos no processo cerca de 60 profissionais, entre professores, coordenadores, diretores e supervisores de 22 escolas públicas de educação infantil.

“Os encontros apontaram para a necessidade de conhecermos a história dos métodos de alfabetização para compreendermos o momento presente deste percurso, e assim, indicarmos de forma mais substancial e consciente, os rumos que as práticas pedagógicas deverão adotar para o enfrentamento dos principais conflitos em relação à temática da alfabetização no contexto atual”, explica Silvana.

Formação- Nesta primeira etapa, os encontros contaram também com a participação do psicólogo Fábio Henrique Ramos e da psicopedagoga e mestre em educação na área de Alfabetização, Patrícia Maria Guarnieri Ramos.

As temáticas abordadas nos encontros foram voltadas para os desafios da educação infantil, como por exemplo, o desenvolvimento psíquico infantil sob o olhar da psicologia histórico-cultural em Psicologia, com destaque às atividades que promovem o desenvolvimento da criança, como é o caso do brincar. “Outra temática trabalhada foi refletir sobre o lugar e as funções da educação infantil no desenvolvimento da linguagem escrita na criança”, completa Silvana. Os encontros deverão ser retomados em agosto.

Fotos: Fernanda Schmidt

Patrícia Maria Guarnieri Ramos