Professores participam do Dia D do Currículo Municipal

27 de janeiro de 2020 • André Cruz

Professores da rede municipal de ensino participam nesta terça-feira, 28/02, do Dia D do Currículo Municipal. O objetivo é apresentar o Currículo e mobilizar os professores para o estudo e discussão sobre a implementação do mesmo.

A versão prévia do documento foi lançada no dia 12 de dezembro de 2019 no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação. O Currículo tem 481 páginas, é dividido em 26 capítulos e foi escrito por mais de 80 redatores.

Nesta terça-feira, todos os educadores – cada um em seu horário de trabalho – participarão das atividades inerentes ao Dia D. “É um momento de estudar, analisar discutir, de forma que a gente consiga encontrar as melhores maneiras de implementá-lo, gradativamente, na rede municipal, em prol dos nossos alunos”, disse a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa.

O Currículo atende a proposta da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o Currículo Paulista. Começou a ser elaborado no fim de 2017, mas os trabalhos foram intensificados no decorrer de 2018. A partir de então foram realizadas reuniões com a participação de comissões e subcomissões da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, com a finalidade de estudar e analisar a BNCC para a elaboração e escrita do referencial curricular da Rede Municipal.

“Foi um documento pensado da primeira etapa da educação infantil, desde o berçário, até o quinto ano do ensino fundamental, considerando sempre a articulação, a integração e transição entre os dois segmentos”, disse a formadora Ana Lúcia Marra.