Professores participam de oficina Humor na Sala de Aula

25 de abril de 2019 • André Cruz

Fotos: Fernanda Schmidt

Professores das redes pública e privada participaram nos dias 22 e 23 de abril da oficina de formação do projeto Humor na Sala de Aula. No primeiro dia, participaram 25 professores e, no dia seguinte, 29. Da rede municipal de educação básica, oito educadores participaram das oficinas. É a 10ª edição do projeto.

As aulas foram ministradas no Engenho Central pela professora e doutora em artes plásticas e educação, Betânia Libanio Dantas de Araújo, no primeiro dia, e pelo caricaturista Paulo Branco, no segundo dia.

O objetivo da oficina de formação é capacitar os professores sobre a linguagem do humor e, assim, possibilitá-los replicar adequadamente o conteúdo na sala de aula. “O importante é essa capacitação para que eles (os professores) tenham o mínimo entendimento da diferença entre charge, cartum, tiras ou HQ e caricaturas, para poder repassar de maneira segura para os alunos”, disse a secretária de Ação Cultura e Turismo, Rosângela Camolese.

Para o cartunista Paulo Branco, o uso do desenho na educação ajuda as crianças de diversas formas. “Eu acho que essa oficina é fundamental para dar voz para a criançada e essas crianças usar o desenho como expressão. Geralmente, com cinco ou seis anos, a maioria das crianças é muito tímida e o desenho ajuda a entender o estado de espírito delas. Acho que abre a mente da criançada”.

“Pra mim é uma iniciação. Eu gosto muito de arte, gosto muito de trabalhar com artes e acho que esse vem somar muito. É uma oportunidade excelente porque nós precisamos da capacitação, de aprender, para passar para as crianças”, disse a professora Angela Maria Gomes, que atua na EM Prof.ª Ermelinda Adorno.

O projeto Humor na Sala de Aula é realizado pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico (Cedhu) em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação (SME).