
Cerca de 140 profissionais da Educação do município estão participando do Curso Interdisciplinar de Formação Continuada para Professores, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) em convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SME). O curso teve início em março de 2015 com 80 horas de aulas divididas em 18 módulos, com previsão de término em novembro deste ano.
Até o momento, segundo o coordenador do curso, Alexandre Cavagis, já foram realizados 14 módulos, envolvendo o ensino de matemática, astronomia, história, geografia e geopolítica, além das ciências: física, química e biologia. Foram realizadas visitas ao Observatório de Brotas e na Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário Johannes Kepler em Santo André.
“Todas as atividades realizadas, juntamente com tudo o que já foi e ainda será trabalhado nas aulas teóricas, permitirão a esses professores construir um curso de ciências que poderá ser inserido com aulas práticas de baixo custo, realizadas com materiais facilmente encontrados no comércio”, conta.
Neste mês de agosto, as professoras realizaram experimentos nos laboratórios da Escola Técnica Cel. Fernando Febeliano da Costa (ETEC) com materiais simples e acessíveis para que possam trabalhar com seus alunos em sala de aula. “Realizamos experimentos de física, envolvendo conceitos básicos sobre pressão atmosférica e densidade, além de práticas sobre fenômenos químicos, especialmente relacionadas ao meio ambiente e sustentabilidade, com experimentos envolvendo gás carbônico, eletroquímica, entre outras aplicações do cotidiano”, explica. “Em biologia os professores aprenderam práticas como a separação de corante de flores e a extração do DNA do morango” acrescenta ele.
No mês de setembro, as atividades serão realizadas na Secretaria de Educação, com aulas de biologia e fisiologia humana, com os temas sistema respiratório e digestório. Em outubro, os profissionais visitarão os laboratórios de ciências, química e biologia da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), com apresentações e experimentos de anatomia. Já no último módulo, que acontece no mês de novembro nos laboratórios da Etec, ocorrerá a oficina de incrustação em resina.
O curso conta também com os professores Márcio Kondo (Geografia), José Gomes (Biologia) e Éverton de Toledo Hanser (Matemática). “O curso foi muito bem recebido e está sendo muito proveitoso, com várias atividades práticas e visitas externas”, completa Cavagis. O encerramento será em dezembro quando acontece a entrega dos certificados.
Fotos: Fernanda Schmidt










