Professores de Jardim II e de 1º ano participam de formação de matemática

16 de abril de 2019 • André Cruz

Será realizado até o mês de maio que vem na Secretaria Municipal de Educação o curso “O jogo da matemática: dialogando com o jardim II e o 1º ano”. As atividades começaram em 14 de março e os encontros são quinzenais, além de estudos à distância.

O público alvo são professores de Jardim II da Educação Infantil e de 1º ano do Ensino Fundamental. Estão participando 65 professores divididos em duas turmas.

O objetivo da formação é aproximar a última etapa da Educação Infantil e a primeira do Ensino Fundamental considerando as preposições da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para cada segmento e a criança como protagonista do processo ensino e aprendizagem, tendo o jogo como recurso didático para o ensino de Numero e Sistema de Numeração Decimal.

Segundo apontam as formadoras Ana Lucia Lorencetti Marra e Flavia de Andrade Brito, responsáveis pela elaboração e desenvolvimento da proposta, os professores estão muito animados com o curso e já relatam práticas a partir das vivências de jogos e estudos realizados nos encontros.

Destacam ainda, que além de colocar as crianças constantemente diante de situações-problema, os jogos favorecem as (re)elaborações pessoais a partir de seus conhecimentos prévios. A situação do jogo permite que elas levantem hipóteses, testem sua validade e avancem em seus saberes matemáticos.

Fotos: Fernanda Schmidt