SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Professores de escola na zona rural percorrem 155 quilômetros para visitar alunos

15 de julho de 2020 • André Cruz

A equipe da EMEIEF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Manoel Rodrigues Lourenço, no Pau Queimado, encontrou uma maneira de matar a saudade das crianças nesta época de pandemia: criou um roteiro para ser cumprido em dois dias e visitar os alunos.

A primeira etapa aconteceu na segunda-feira, 13/07, quando a equipe da escola, em dois ônibus, percorreu 75 quilômetros em estradas de terra na zona rural para rever as crianças. Outros 80 quilômetros serão percorridos nesta quinta-feira, 16/07.

No roteiro desenvolvido pela escola, foram definidos vários pontos de parada, próximo às casas das crianças e esses locais foram informados para as famílias pelo WhatsApp.

As visitas, no entanto, ficaram só no visual e a porta do ônibus não foi aberta em nenhum momento. Crianças e famílias foram orientadas a usar máscara de proteção facial e permanecer distantes umas das outras.

“Saímos da escola às 8h30 e voltamos à uma hora da tarde. A ação foi muito válida, emocionante para todos os envolvidos. Ver a alegria das crianças e das famílias não tem preço, sentir a união da equipe e das famílias foi sensacional e nos tempos em que estamos com medo, inseguros, com um estresse muito grande, essa ação veio para amenizar algumas situações tanto para famílias quanto para escola”, disse a diretora Aline Moraes Rossini de Oliveira.

Participaram da ação a diretora da escola, as professoras, coordenadora, orientador de alunos, escriturária e professora de Educação Física.

Para a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, a iniciativa mostra o empenho dos profissionais da rede em minimizar os efeitos do distanciamento social. “Essa é uma ação exemplar adotada pela escola. Mostra o quanto os professores estão preocupados não apenas com o aprendizado dos seus alunos, mas também com o aspecto emocional. Sabemos também de várias outras ações desenvolvidas em outras escolas que tem a mesma importância, porque uma das nossas prioridades é fortalecer o vínculo da escola com as famílias, principalmente nessa época de pandemia”, disse.

‹ voltar