Professores da rede pública iniciam atividades do Projeto Humor na Sala de Aula

29 de abril de 2016 • André Cruz

Cerimônia de abertura aconteceu na quarta-feira no Engenho Central; curso é oferecido pelo Governo Municipal, Semac e CEDHU

Fotos: Fernanda Schmidt
humor1

Com a proposta de aproximar os professores da rede pública ao universo do humor gráfico, a Prefeitura de Piracicaba, a Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e o CEDHU (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação, iniciaram por mais um ano, atividades do projeto Humor na Sala de Aula. O projeto consiste em ações voltadas para a capacitação de educadores e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino para que se tornem multiplicadores da linguagem do Humor Gráfico.

Para a secretária municipal da Ação Cultural, Rosângela Camolese, além do projeto funcionar como uma ferramenta para o aperfeiçoamento de educadores no que se refere ao papel de mediadores culturais, “também leva aos estudantes melhor entendimento sobre o humor gráfico em geral e incentiva a participação deles em eventos consagrados, como o Salão Internacional de Humor e o Salãozinho, que chega esse ano à sua 14ª edição”.

Segundo a coordenadora de ensino complementar da SME, Elaine Galani, a oficina oferece a chance ao educador de transformar, adequar e refletir os conceitos da linguagem gráfica e os seus elementos visuais no dia a dia. “É uma estratégia de ensinar e aprender, utilizando o bom humor como requisito básico para sua transformação histórica” relata Galani.

_SME7100

Este ano o projeto foi dividido em duas ações: a primeira refere-se ao curso de Linguagem do Humor Gráfico, que tem como objetivo facilitar a compreensão sobre os segmentos propostos para que os professores desenvolvam junto aos alunos um percurso de criação pessoal e favorecer também o contato com o alfabeto visual próprio do universo gráfico a fim de estimular os estudantes quanto à produção de trabalhos para o Salãozinho de Humor de Piracicaba.

Já a segunda ação do Humor na Sala de Aula consiste em palestras nas escolas da rede estadual ministradas pelo cartunista Erasmo Spadotto, que integra a equipe do CEDHU. Nas palestras, que tiveram início no dia 1º de abril e seguem até o fim de junho, Spadotto aborda sobre o universo do humor gráfico e a rotina de desenhar e publicar em um jornal diário. Por conta do novo formato, o cartunista se diz ansioso para ver a remessa de trabalho das crianças. “Desta vez, durante a minha visita nas escolas, além da palestra, nós vamos realizar uma oficina para eles colocarem em prática as noções aprendidas sobre caricatura, charge, cartum e histórias em quadrinhos. Ano passado já foi bom e, esse ano com a aula prática vai ser melhor ainda”, disse Spadotto, empolgado.

_SME7120

A professora de educação infantil Vanessa Martins Mussini, da Escola Municipal Professora Mariza Elvira Faganello, se diz empolgada com o projeto. “É a primeira vez que participo do curso, espero ampliar meus conhecimentos acerca das artes visuais e ser multiplicadora principalmente na sala de aula com meus alunos”, ressalta ela.

_SME7148

A duração do curso é de 30 horas, com término dia 08/06. Os participantes recebem certificado EFAP (válido para Evolução Funcional). O encontro acontece sempre às quartas-feiras, das 19h às 22:30, no Engenho Central.

_SME7074

_SME7090