SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Professores da Rede participam de treinamento sobre saúde e segurança

13 de julho de 2017 • Secretaria de Educação

Até agora, 25 escolas foram visitadas e 447 professores participaram do treinamento

O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou em maio o treinamento de saúde e segurança voltado aos professores da Rede. Até agora, 25 escolas foram visitadas e 447 professores participaram do treinamento, que segue até 20/12 deste ano. No segundo semestre, mais 72 de educação infantil e ensino fundamental receberão a visita dos técnicos do SESMT em horário de HTPC (Horário de Trabalho Pedagógico Coletivo.)

A equipe, formada por engenheiro de segurança, enfermeira do trabalho, técnicos de segurança do trabalho (TST) e técnico de enfermagem, se reúne com os professores para informar sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) 2017, mostrando um conjunto de ações que garantirá a preservação da saúde e a integridade dos trabalhadores, no que se refere aos riscos dos ambientes de trabalho.

Segundo o técnico de enfermagem Éderson Silva, um dos assuntos abordados é o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). “O Programa inclui exames admissionais, periódicos, retorno ao trabalho e demissionais, bem como os exames clínico e laboratoriais previstos para cada categoria de profissionais”, citou.

Além disso, os professores recebem orientações importantes sobre ergonomia no trabalho, por meio de exposições e demonstrações feitas pelos técnicos. “Posteriormente, os professores recebem via e-mail, a cartilha com orientações sobre levantamento e transporte de peso, posturas e movimentos adequados, pausas e ginástica laboral para que possam garantir segurança e evitar acidentes/lesões em local de trabalho”, explica o técnico de segurança do trabalho Wagner Barros Rainha.

Engenheiro do Trabalho Felipe Igreja, Enfermeira do Trabalho Cecília Beig, Técnicos de Segurança do Trabalho Marcelo Passari e Wagner Rainha e o Técnico de Enfermagem Éderson Silva
‹ voltar