Professores concluem cursos sobre água e resíduos

23 de novembro de 2017 • André Cruz

Professores da rede municipal de ensino concluem cursos de capacitação sobre água e resíduos

Professores da rede municipal de ensino concluíram, nesta semana, com apresentação de trabalhos, dois cursos de capacitação. Na quarta-feira (22), terminou o curso “Água na Bacia do Rio Piracicaba, qualidade de vida e saúde”. Foram dez encontros desde março.

O curso foi oferecido pela SME (Secretaria Municipal de Educação) em parceria com o Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente). “Nós tivemos dez encontros ao longo do ano trabalhando essa questão da água, tanto a questão hidrológica quanto a questão da relação das pessoas com o rio”, afirmou Laís Ferraz de Camargo, coordenadora de projetos de Educação Ambiental da SME.

A ideia de trabalhar no ensino formal essa questão é mostrar a relação do tema interdisciplinar dentro da escola. “Como as professoras podem passar para os alunos esse trabalho com água em diferentes disciplinas”, explicou Laís.

Nesta quinta-feira (23) terminou o curso “Gerenciamento de Resíduos no Ambiente Escolar”, parceria da SME com o Gmea (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental). Esse curso, por sua vez, é determinado por lei. “O município tem o plano municipal de gerenciamento de resíduos e, segundo o plano, nós precisamos fazer o curso para professores e o primeiro foi este ano”, disse Laís.  Também foram dez encontros desde março.

“Eu acredito que esse tipo de curso, com essa temática, para a formação do professor, vem a somar ao nosso trabalho em sala de aula, principalmente na educação infantil que trabalha muito com materiais não estruturados”, disse a professora Edneia Nascimento Ferreira Toledo, da EM Professora Judith Moretti Accorsi, no Parque Piracicaba.

Fotos: Fernanda Schimidt