SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Primeiro encontro do projeto Saber com Sabor tem como tema Saúde Integrativa

2 de maio de 2017 • Larissa Mizuhira

Capacitação é uma parceria entre a Nutriplus Alimentação, Secretaria de Educação e Merenda Escolar

Expandir a consciência em relação a nossa responsabilidade na questão da saúde e restabelecer equilíbrio natural por meio da incorporação de hábitos saudáveis, principalmente na alimentação. Esses foram os objetivos do primeiro encontro do projeto Saber com Sabor, que teve como tema Saúde Integrativa. A capacitação é uma parceria entre a Nutriplus Alimentação, Secretaria de Educação (SME) e Merenda Escolar.

No primeiro encontro, que aconteceu quinta-feira, 27/04, na SME, a coach de saúde integrativa, Angela Duarte, discorreu sobre medicina preventiva para os 46 educadores de ensino fundamental da Rede presentes. “A ideia da saúde integrativa é levar para o ambiente escolar e para a comunidade aquilo que nos transborda, então, primeiramente, é preciso que os profissionais incorporem esses hábitos saudáveis na vida deles para depois levar para o ambiente de trabalho, que é o ambiente escolar, pois a transformação começa sempre de dentro para fora”, explica.

De acordo com Angela, a saúde vai além do corpo físico, por isso ela trabalha com métodos alternativos, como a meditação. “A mente deve estar no presente, no aqui e no agora. Portanto, uma vez que tiverem esse equilíbrio e esse bem-estar integrativo, eles levarão para os alunos as mesmas práticas”, completa a coach.

A palestrante abordou também a bioindividualidade, resgate de memórias afetivas e os alimentos primários, além de dicas práticas sobre alimentação saudável para implementá-las na vida de cada um. O encontro terminou com a degustação de um cuscuz vivo (em que os vegetais não passaram pelo processo de cozimento) preparado pela própria Angela.

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME0109_Custom

No próximo encontro, que acontece dia 26/5, será apresentado conceitos sobre alimentação sustentável, vivência sensorial e oficina de horta. No terceiro, dia 23/6, será apresentado estudo de casos de unidades que incorporaram essas práticas no dia a dia. No quarto e último encontro, marcado para 4/8, serão mostradas metodologias para que os educadores apliquem o projeto na escola para melhorar a educação nutricional e bem-estar integrativo no ambiente escolar.

_SME0111_Custom
A coach de saúde integrativa Angela Duarte

_SME0114_Custom

_SME0115_Custom

‹ voltar