Primeira reunião do GMEA – Biênio 2021-2023

19 de agosto de 2021 • Ygor Oliveira

Em 16 de agosto de 2021, das 14h às 16h, foi realizada a primeira reunião ordinária do GMEA – Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental – referente ao biênio 2021 a 2023. O encontro aconteceu no Núcleo de Educação Ambiental do Zoológico Municipal de Piracicaba e teve como objetivos: apresentação dos novos membros, da Política Municipal de Educação Ambiental, atribuições do GMEA, ações realizadas nos anos anteriores e definição da mesa coordenadora do Grupo. Foi realizado ainda um momento de formação em Educação Ambiental, a fim de estimular a participação dos representantes e dialogar sobre as percepções de cada um sobre a área.

Além disso, foram definidos os representantes que comporão o Grupo de Trabalho (GT) projetos, com três representantes da Sociedade Civil e três do poder público, conforme Decreto Municipal nº 14.611/2012. O GT Projetos é responsável pela elaboração de termos de referência para uso de recursos públicos para projetos de Educação Ambiental realizados em Piracicaba e pelo acompanhamento e avaliação desses projetos.

A partir desse biênio, o GMEA também será responsável pela implementação e acompanhamento do Plano Municipal de Educação Ambiental – Decreto 18.491/2020 – e, por isso, foi destacada a importância do planejamento das ações do Grupo, visando à composição da Comissão de Acompanhamento do Plano, conforme diretriz nº 12 do documento.

Participaram da reunião ordinária 20 representantes de 14 segmentos e, como resultado, definiu-se a mesa diretora, composta pelos seguintes representantes: Coordenadora: Sra. Mara Oliveira – representante da Secretaria de Educação; Vice Coordenadora: Sra. Savana Fernandes – representante da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social; Secretária: Sra. Cristiane Salati do Marco – representante da Secretaria de Educação.

Já o GT projetos foi composto pelos membros: Elizabeth Nunes Salles (Secretaria de Meio Ambiente – SEDEMA), Laís Ferraz de Camargo (SEDEMA) e Marcio Ermida (Secretaria de Saúde), representando o poder público e Sr. Jaime Curcio (Rotary Clube de Piracicaba), Sr. Juan Sebastianes (Conselho de Meio Ambiente) e Prof. Marcos Kamogawa (ESALQ/USP), representando a Sociedade Civil.

O GMEA foi criado em 2013, a partir da regulamentação da Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) – lei municipal nº 6922/2010 – e, desde então, atua na implementação da referida política pública. Tem participação paritária da sociedade civil e poder público, com reuniões mensais, realizadas todas as terceiras segundas feiras do mês, das 14h às 16h. Devido a pandemia, os encontros estão acontecendo virtualmente, pelo menos até o final de 2021. A próxima reunião será realizada em 20 de setembro e terá como objetivo criar procedimentos para a composição da Comissão de Acompanhamento do Plano de Educação Ambiental.

Acesse para acompanhar as ações do Grupo.

[foogallery id=”30503″]