SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Primavera começa hoje, 22/09, e traz dias ensolarados

22 de setembro de 2017 • André Cruz

 

No mesmo dia acontece também o equinócio, onde dia e noite têm a mesma duração

Hoje, dia 22/09, às 17h02, terá início a estação mais colorida de todas: a Primavera. Ela irá durar 89 dias, 20 horas e 34 minutos. No mesmo dia acontece também o equinócio, quando dia e noite têm a mesma duração.

Segundo o astrônomo e coordenador do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, Nelson Travnik, a Primavera oferece uma excelente oportunidade para que as escolas trabalhem o assunto com os alunos, ampliando seus conhecimentos sobre o planeta Terra. “É importante também conhecer o mecanismo das estações do ano. A partir da Primavera há um aumento das horas de insolação e com isso aumento da temperatura. Uma boa notícia, portanto, para os que curtem as praias e piscinas”, diz

As linhas do Trópico do Capricórnio, no Hemisfério Sul, e a de Câncer, no Hemisfério Norte, são os lugares de maior significação para a Terra como planeta. Elas são determinadas pelo movimento orbital da Terra ao redor do Sol e pela inclinação de 23° 44’, que mantém nosso planeta em relação ao Sol, à medida que percorre sua orbita.

No Estado de São Paulo, a linha do Trópico do Capricórnio (23° 27’) passa próximo à cidade de Atibaia, onde existe uma placa marcando às margens da Rodovia dos Bandeirantes. Em nossa região o Sol irá nascer nesta sexta-feira, às 5h55, e se por às 18h02.

O céu da Primavera

O céu, nessa época do ano, apresenta constelações e objetos notáveis. Na constelação do Cisne, uma bela estrela dupla, chamada Albireo, desperta atenção pela beleza de suas cores: azul-safira e amarelo-ouro. No céu pontificam as constelações do Sagitário, Escorpião e Capricórnio.

No hemisfério celeste sul, o Cruzeiro do Sul vai se despedindo dos olhares, bem como o Centauro. Quanto aos planetas, Saturno, na constelação de Ofiúco, está alto no céu, em excelente posição para a observação.

Estação realça as lendas

O fenômeno do equinócio que acontece nesta sexta-feira não tem importância astronômica nos dias atuais. Contudo, para os povos antigos, que guiavam suas vidas pelos fenômenos naturais, a Primavera era comemorada com orações aos deuses e oferendas. Os Incas entregavam oferendas ao rio Huatanay, em Cuzco, para que suas águas, ao unirem-se com as do rio Vilcanota, as levassem até Ollantayambo. A Primavera encontra-se relacionada em muitas lendas, a maioria das mitologias grega e romana.

O céu da Primavera está acessível para observações com telescópios no Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, situado no km 3 da rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro. As visitas públicas acontecem aos sábados, das 18h30 às 21h30, com entrada gratuita. Há amplo estacionamento. Informações: nelson-travnik@hotmail.com

 

‹ voltar