Prêmio Educador do Ano é entregue

22 de outubro de 2019 • Fernanda Schmidt

Em solenidade no anfiteatro da SME (Secretaria Municipal de Educação) na sexta-feira, à noite, professores da rede municipal de ensino foram homenageados com o prêmio Educador do Ano, entregue pela Câmara de Vereadores de Piracicaba. O evento encerrou a XII Jornada Pedagógica.

A iniciativa do prêmio é do vereador José Marcos Abdala (REP). O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação, Ângela Jorge Corrêa, e o vice-presidente da Mesa Diretora, Pedro Kawai (PSDB).

“É o mínimo que podemos fazer para reconhecer quem tanto faz pela nossa cidade”, disse Abdala. Ele lembrou que, 40 anos após ter concluído o Ensino Médio, ainda se recorda de professoras e momentos marcantes. “As pessoas levam para toda a vida aquilo que vocês ensinam”, disse o parlamentar. “Muito obrigado por tudo o que vocês realizam para nós”, concluiu.

O vereador Pedro Kawai (PSDB) definiu a profissão do educador como “a mais importante para qualquer sociedade”. Ele ressaltou que, independente de qual profissão uma pessoa siga na vida, em qualquer uma delas sempre teve a presença do educador. “Vocês atuam no alicerce da sociedade. Se há bons médicos, advogados, entre outras áreas, é porque vocês trabalharam”, disse.

A secretaria Angela Côrrea falou do desafio de coordenar o trabalho de 2.830 professores na rede municipal. “Vivemos um momento muito difícil do nosso País, ainda não sabemos qual é o projeto educacional do atual governo federal e, ainda, corremos o risco pelo fim do Fundeb, em 2020, enquanto, na verdade o fundo deveria ser ampliado”, destacou.

Ela defendeu equilíbrio maior no orçamento da educação no País. “Proporcionalmente, a educação básica recebe pouco”, disse.

HOMENAGEADOS

Dentro do Prêmio Educador do Ano, aprovado a partir do requerimento 16/2019, foram homenageados na categoria Educação Infantil: Giovana Souza (diretora); Elaine Trevisan (professora) e Viviane Cavalcante (supervisora); Ensino Fundamental: Sandra Sousa (diretora); Raquel Bettio (professora); Ana Castro (coordenadora) e Viviane Ropero (supervisora); EMEIEF: Andréia Bonin (diretora); Educação Física: Vlademir Olegário (professor); CIEJA: Rosemeire Pissinatto; em Numape: Cátia Baranski (professora); EMEC: Adriana Nascimento (professora); Monitor de CEC: Meire Marchetti; Auxiliar de Ação Educativa: Lucilena Santos; Servidores da SME: Laurent Lima; Aposentada do Ano: Maria Villa.

Já as homenagens ao Dia do Professor do Ano 2019, aprovadas no requerimento 10/2019, foram entregues para as professoras Leila Bustamante, Eliana Siqueira e Beatriz Veregue.

Na oportunidade, também foi entregue a moção de aplausos 170/2019, de iniciativa do vereador Pedro Kawai (PSDB), às formadoras Alessandra Marine (Língua Portuguesa); Ana Marra e Flávia Brito (Matemática); Gelsa Presuto (Ciências); Laís Camargo (Educação Ambiental); Priscila Pedrassani (Educação Física) e à secretária de Educação, Ângela Correa. (Com informações da assessoria de comunicação de Câmara de Vereadores).

Fotos: Fernanda Schmidt