Prefeitura recebe inscrições para educação infantil

26 de setembro de 2019 • André Cruz

A Prefeitura de Piracicaba recebe no mês de outubro as inscrições de crianças de 0 a 3 anos que estão fora da escola e realizará, no mesmo período, a pré-matrícula das crianças de 4 e 5 anos que vão frequentar a pré-escola. Todas as escolas de educação infantil serão locais de inscrição.

Creche

Pais ou responsáveis de crianças de 0 a 3 anos devem procurar a escola mais próxima para efetivar a inscrição para concorrer à vaga. Para definir as crianças que terão vaga serão respeitados os critérios de seleção estabelecidos pela SME e que podem ser consultados no site www.educacao.piracicaba.sp.gov.br

Para a inscrição das crianças nas creches, os pais devem apresentar a certidão de nascimento da criança, cartão do SUS, carteira de vacinação, comprovante de trabalho dos pais – que pode ser a carteira de trabalho ou declaração com firma reconhecida – CPF e RG dos pais ou responsáveis, comprovante de residência – água ou energia elétrica – e comprovante de renda.

Terá prioridade à vaga de período integral a criança em situação de vulnerabilidade social comprovada, a criança de família que comprove a necessidade de vaga integral, com foco na renda per capita, tendo como ponto de partida a menor renda, com prioridade para a mãe trabalhadora.

Criança com deficiência terá prioridade na lista de inscritos para vaga na educação infantil, após análise socioeconômica para definição do tipo de vaga que será disponibilizada: parcial ou integral.

A definição da vaga é de responsabilidade do Conselho de Escola.

Pré-escola

Em outubro também será feita a pré-matrícula das crianças que vão frequentar a pré-escola (4 e 5 anos). Essa etapa de ensino é obrigatória, mas a definição se a vaga será integral ou parcial ocorrerá após análise socioeconômica feita pelo Conselho de Escola.

Horário diferenciado

As famílias que precisam que a criança frequente o horário diferenciado – 8h30 às 18h30 – oferecido nas escolas Ada Dedini Ometto, na Vila Rezende, e São Vicente de Paulo, no Centro, devem ficar atentas ao calendário. As inscrições para esse horário serão aceitas somente no período de 1º a 11 de outubro, das 8h às 16h, na Secretaria Municipal de Educação, mas, para fazer essa inscrição, pais ou responsáveis deverão, primeiro, fazer a inscrição para vaga em horário regular em uma escola municipal próxima da sua casa. Ou seja, são necessárias duas inscrições: a primeira na escola de interesse e a segunda na Secretaria, localizada à rua Cristiano Cleopath, 1.902, bairro dos Alemães.

Toda a documentação exigida para o horário diferenciado deverá ser entregue em envelope lacrado. A análise será feita pela equipe de supervisão escolar. É obrigatório apresentação de comprovante do horário de trabalho da mãe.