Prefeitura realiza cerimônia de inauguração e denominação da EM Prof. Almir de Souza Maia

20 de agosto de 2018 • André Cruz

A Prefeitura de Piracicaba realizou na sexta-feira, às 16h, a cerimônia de inauguração e denominação da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Professor Dr. Almir de Souza Maia, no Residencial Ipês.

A unidade começou a funcionar em fevereiro deste ano e atende, atualmente, 146 crianças de quatro meses a cinco anos e 11 meses de idade, sendo 111 no período integral e 35 em período parcial. São 18 educadores (diretora, professores e auxiliares de ação educativa) e 13 profissionais de apoio (estagiários, merendeiras, auxiliar de limpeza e zelador).

O prefeito Barjas Negri destacou a importância da homenagem ao professor Almir de Souza Maia. “Eu queria que os pais, os alunos, prestassem bem atenção: a escola tem um patrono da melhor qualidade. Uma pessoa justa, trabalhadora, honesta, com serviços prestados a Piracicaba e ao Brasil”, disse.

O prefeito também destacou o papel da comunidade na manutenção da escola. “Os pais têm a obrigação de participar, no acompanhamento da educação dos alunos, na conservação da escola, nas avaliações, nas festas, porque,  é uma escola que foi conquistada pela comunidade e, se ela foi conquistada pela comunidade, o seu gerenciamento e a sua conservação também devem ser partilhadas pela comunidade. Não dá pra deixar tudo para o setor público. A colaboração dos pais é extremamente importante para que a gente mantenha a qualidade da educação”, afirmou.

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Correia, destacou a importância da escola na formação das crianças. “Aqui nós atendemos crianças de 0 a 5 anos, que é uma fase que a criança está se formando. Ela vai ter aqui uma oportunidade de um grande desenvolvimento cognitivo que vai levar para o resto da vida”, disse.

A esposa do Professor Almir, Susana Fernandes Ribeiro Maia, participou da cerimônia e disse que a homenagem foi a mais significativa recebida pelo professor. “Embora a formação do Almir tenha sido toda ela na área da saúde, ele dedicou, a partir de 1971, uma parte da sua vida à educação”, afirmou.

O projeto de denominação da escola foi uma iniciativa do ex-vereador Pedro Cruz, aprovada em junho de 2016, e sancionada pelo prefeito Barjas Negri.

Fotos: Fernanda Schmidt

Solenidade de inauguração e denominação da EM Profº. Dr. Almir de Souza Maia

A diretora da escola, Tatiana Maria Zanella, em discurso na solenidade de sexta-feira à tarde

A esposa do professor Almir de Souza Maia, Susana Fernandes Ribeiro Maia, participou da cerimônia