SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Prefeitura entrega mais 36.980 kits de alimentação suplementar para alunos da Rede Municipal

16 de junho de 2020 • André Cruz

A Prefeitura de Piracicaba começou a entregar, a partir de hoje, 16, mais 36.980 kits de alimentação suplementar para todos os alunos das escolas municipais de educação infantil, de ensino fundamental e do EJA – Educação de Jovens e Adultos.

A entrega dos kits seguirá um cronograma desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) e acontece até o dia 26 de junho, quando todas as escolas já terão sido contempladas. Essa é a segunda vez que a Prefeitura faz a entrega dos mantimentos, a primeira ocorreu em abril. Os kits foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Tesouro Municipal/SME. A entrega é feita com acompanhamento do Conselho de Alimentação Escolar.

Cada kit é composta por 3 quilos de arroz, 2 quilos de feijão, 2 quilos de macarrão e 900 ml de óleo. Mãe de dois alunos da Escola Municipal Prof. José Pousa de Toledo, no bairro Bosques do Lenheiro, Cristiane Aparecida Américo conta que ela e o marido estão desempregados e que o kit é muito importante para complementar a alimentação das crianças.

Essa é uma grande ajuda nesse momento de pandemia, principalmente para os pais que não tem um salário fixo”, destaca Cristiane.

Para a entrega dos alimentos, as/os diretoras/es das escolas municipais estão entrando em contato com as mães, pais ou responsáveis e informando o dia e horário da entrega, que será na escola onde o filho estuda. É preciso levar um documento de identificação e apenas um responsável deve ir fazer a retirada dos alimentos. O uso de máscara é obrigatório.

Nesse primeiro dia, 3.804 alunos de 13 escolas serão atendidos. Como da primeira vez, as unidades estão sinalizadas e será permitido o acesso de três a cinco pessoas por vez para retirada do kit, respeitando uma distância mínima de 1,50 metro. A Diretora Gislaine Lorenzi da Escola Municipal Prof. Benedito de Andrade, no bairro Mario Dedini, destaca que com a experiência anterior, agora a entrega está sendo feita mais rapidamente e por isso há menos filas. “A escola foi organizada seguindo todas as recomendações e protocolos de saúde, uma vez que há mais casos de coronavírus na cidade. Estamos higienizando a todo momento mesas e cadeiras, além de evitar a aglomeração de pessoas”, comenta.

A Secretaria Municipal de Educação montou um sistema de plantão em sua sede para garantir a organização de todo o trabalho. A entrega dos kits foi decidida pelo prefeito Barjas Negri após uma avaliação da situação econômica, que se agravou após a pandemia. O objetivo é contribuir com a segurança alimentar das crianças atendidas pela rede municipal de Educação.

‹ voltar