Prefeitura entrega cadeiras de rodas e planos inclinados para o Numape

3 de outubro de 2019 • André Cruz

A Prefeitura de Piracicaba começou a entregar dez novas cadeiras de rodas manuais e 40 planos inclinados para crianças com deficiência matriculadas na rede municipal de educação e atendidas pela SME (Secretaria Municipal de Educação), por meio do Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico à Educação Especial), para uso nas aulas regulares.

Os equipamentos foram encomendados e construídos sob medida para os alunos. A cadeira de rodas manual permite à própria criança a sua condução.

A empresa On Line Ortopedia foi a vencedora do pregão presencial realizado em fevereiro, com uma proposta de R$ 28.900, dos quais R$ 22.900,00 referentes às cadeiras de rodas e R$ 6.000 referentes aos planos inclinados.

De acordo com o edital, as cadeiras de rodas foram construídas em alumínio aeronáutico, temperado com pintura epóxi e têm estrutura dobrável, rolamentos blindados nas quatro rodas, protetor de roupas, freios bilaterais, encosto com regulagem de altura, regulagem de altura, mudança do ângulo do assento, pedal removível e rebatível, com regulagem de altura, prolongador de encosto; apoio de braços e capacidade de peso para 70 kg, entre outras especificidades.

As cadeiras possuem ainda assento anatômico, encosto com visco elástico, apoio de tronco, apoio de braços estofados, apoio de pés, cinto pélvico, cinto camiseta, apoio de cabeça no encosto e bandeja.

Para a montagem das cadeiras, a vencedora da licitação tirou a medida de cada aluno para o qual a cadeira e o plano inclinado seriam destinados.

As cadeiras de rodas são manuais e foram adquiridas para uso em sala de aula

“Oferecer material sob medida para cada criança com deficiência atendida pelas nossas escolas ajuda na aprendizagem, porque permite a postura adequada e o desenvolvimento das habilidades de cada uma, respeitando as necessidades de cada criança”, disse a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa.

A coordenadora do Numape, Vanessa Souto, explicou que todos os acessórios são necessários para melhor postura do aluno.

Os planos inclinados foram construídos em MDF e têm espessura de 12 milímetros. São dobráveis e têm garras de alta pressão para prender objetos, além de cinco níveis de inclinação, por meio de haste de metal, que melhora o campo de visão. A estrutura é imantada e com velcro.

Também para uso em sala de aula, foram adquiridos 40 planos inclinados