Prefeito recebe egressos do cursinho aprovados em vestibular

22 de fevereiro de 2018 • André Cruz

Familiares dos estudantes também participaram da recepção realizada no gabinete do prefeito Barjas Negri

Fotos: Fernanda Schmidt

O prefeito Barjas Negri recebeu em seu gabinete no fim da tarde de quarta-feira (21) alunos que fizeram em 2017 o cursinho pré-vestibular gratuito oferecido pela Prefeitura, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, e que foram aprovados em universidades públicas e particulares.  Familiares dos estudantes também participaram da recepção.

O encontro foi uma maneira do prefeito prestigiar o desempenho dos alunos. Pelo menos dez estudantes foram aprovados na USP, Unesp, Unicamp, UEL (Universidade Estadual de Londrina), Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), entre outras.

A recepção foi marcada pela emoção que tomou conta do ambiente quando as histórias de vida e de luta dos estudantes, todos provenientes de escolas públicas, e seus pais, começaram a ser narradas.

Em comum, histórias de trabalho, esforço e muita dedicação. É o caso da senhora Tatiane Aparecida Gobetti, que mora no bairro Santana. O filho dela, Guilherme Aparecido Gobetti Leal, foi aprovado nos cursos de Engenharia Agrícola, na Unicamp, e em Direito na Faculdade Claretiano de Rio Claro. Com a voz embargada ela destacou a importância do cursinho na aprovação do filho em dois vestibulares. “Eu quero agradecer vocês por todo esse esforço. Graças ao esforço de vocês ele passou na primeira chamada”, disse. “Sem esse cursinho ele não conseguiria. O sonho dele é ser advogado e agora ele vai conseguir. Meu filho era servente de pedreiro e agora está fazendo faculdade”, disse. Guilherme sai de casa, diariamente, às 16h para, após viagens de ônibus urbano e rodoviário, conseguir entrar na faculdade às 19h em Rio Claro.

O filho de Tatiane  foi aprovado em duas faculdades, em Campinas e Rio Claro

“Foi uma oportunidade muito boa. Além dos professores passarem a experiência deles, ensinam a passar no vestibular. Temos que tirar proveito disso”, disse Samuel Ferreira Maciel, aprovado na USP e na Unesp. A mãe dele, Edneia Maciel, não escondeu o orgulho de ver o filho na faculdade. “A importância do cursinho foi de 100%. Foi indispensável. Ele trabalhou para conseguir e nunca perdeu um dia de aula”, disse.

Lucas Carlin Fernandes vai estudar Engenharia Mecatrônica na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba). Ele ganhou bolsa de estudo integral por ter sido o melhor colocado no vestibular da Fumep entre os estudantes do cursinho que se candidataram. “O cursinho foi essencial para eu conseguir a vaga. O corpo docente é muito bom”, afirmou. “É o maior orgulho ver o filho progredindo. É um orgulho pra família toda”, disse o pai dele, José Carlos Carlin.

“É uma alegria ver estudantes que passaram pelo nosso cursinho serem aprovados em vários vestibulares. É a oportunidade que eles têm de mudar a vida. De progredir. Isso é resultado de um trabalho que vem sendo aprimorado ano a ano e que tem total apoio do prefeito Barjas”, disse a secretária municipal de Educação Angela Jorge Corrêa.

Também participaram da recepção o dirigente regional de Ensino Fábio Negreiros, o diretor da Fumep, Antonio Carlos Copatto, a coordenadora pedagógica do cursinho, Bernadete Damasceno, a coordenadora administrativa do cursinho, Sandra Winterstein e os professores Carraro e Luizão.

“Foi emocionante o encontro de hoje no final da tarde, com alunos do cursinho pré-vestibular da Prefeitura. Esses alunos e alunas foram aprovados e, cursos da Esalq/USP, Unesp, Unicamp e UEL entre outras. Estive acompanhado dos parceiros do projeto, professor Fábio Negreiros (Diretoria de Ensino), Antonio Carlos Copatto (Fumep) e da secretária municipal de Educação Angela Jorge Corrêa. Parabéns a todos, principalmente aos professores do cursinho, motivadores desses jovens e a equipe da Educação, incansável na organização e desenvolvimento do programa, que completa 13 anos e por onde já passaram cinco mil jovens”, disse o prefeito Barjas.

Angela destacou que o cursinho é uma oportunidade para os jovens mudarem de vida

Dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros, participou da recepção; Estado cede escola

Barjas recebeu estudantes que fizeram cursinho da Prefeitura e foram aprovados em vestibular