Piracicaba é citada como exemplo de gestão no Jornal da Globo

21 de dezembro de 2017 • André Cruz

Comentarista Carlos Alberto Sardenberg citou o estudo da Macroplan, que mostra a cidade como destaque em Educação

O comentarista Carlos Alberto Sardenberg, da Rede Globo de Televisão, citou Piracicaba no Jornal da Globo como exemplo de gestão municipal ao analisar a situação econômica caótica de grande parte dos municípios do país, como mostrou reportagem exibida no começo da madrugada de hoje, 21/12, que pode ser acessada no link https://globoplay.globo.com/v/6371290/.

Sardenberg citou a cidade já no fim do seu comentário, após o apresentador Carlos Tramontina considerar que, apesar da maioria das cidades estar em dificuldades, há exceções e exemplos. “O que a gente pode notar nesse conjunto todo é o seguinte: o problema é gestão. Quer dizer, você tem apertos financeiros, muito gasto com previdência e pessoal, mas você tem gestão”, disse Sardenberg, se referindo ao estudo da Macroplan. “Por exemplo, Piracicaba é melhor em educação, Campina Grande (PB) é melhor em saneamento, Maringá (PR) é melhor em questões de desenvolvimento. Então você tem municípios da mesma situação financeira, com a mesma estrutura e um vai muito bem e outro vai muito mal. Qual é a diferença? A diferença é gestão, capacidade de administração”, enfatizou.

ESTUDO – Em março deste ano, o estudo Desafios da Gestão Municipal, da consultoria Macroplan, mostrou Piracicaba na 1ª posição em educação e em 2º lugar no ranking geral entre as 100 maiores cidades do Brasil, que representam metade do PIB (Produto Interno Bruto). Os dados são relativos ao ano de 2015.

No item Educação, o município apresentou nota média de 0,645. Há uma década, a cidade aparecia na 22ª colocação, com índice de 0,442. Nesse indicador, são avaliados os percentuais de crianças de zero a três anos matriculadas em creches; o de crianças de quatro e cinco anos matriculados na pré-escola e o resultado do Índice do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do ensino fundamental.

Para o prefeito Barjas Negri, o reconhecimento dos avanços na educação, como citado na reportagem, é muito importante. “Piracicaba dá exemplo aos demais municípios brasileiros com sua rede municipal de ensino. Os indicadores divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e Secretaria Estadual de Educação, nos quais estudos como o da Macroplan são baseados, mostram que Piracicaba está no caminho certo por várias razões. Uma delas é o planejamento. O Brasil tem uma grande deficiência na educação, mas não é motivo para que haja desânimo no âmbito municipal. Com determinação, garra, decisão política e recursos investidos, nos últimos 12 anos, nossa Rede Municipal mais que duplicou. Com 3.500 funcionários, 2.800 são professores e contratados nos últimos anos. Piracicaba hoje é o município do Brasil que mais atende crianças no ensino infantil. E isso é, sim, resultado de uma boa gestão, de uma boa administração de recursos”, ressalta.

SANEAMENTO – Além da Educação, Piracicaba lidera também em saneamento. A Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) publicou em outubro deste ano o Ranking da Universalização do Saneamento. No estudo, que avaliou 231 municípios do País com mais de 100 mil habitantes, Piracicaba lidera o seleto grupo de 14 cidades nos itens abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos.