Outono começa nesta quarta-feira

19 de março de 2019 • André Cruz

O outono começa no hemisfério sul nesta quarta-feira, às 18h58. A estação é caracterizada por temperaturas mais amenas, dias mais claros, menos chuvas e noites mais longas, propícias à observação.

O fenômeno conhecido como Equinócio marca o momento em que o Sol na constelação de Peixes atravessa o Equador Celeste (que é a projeção do Equador da Terra no espaço) no chamado Ponto Vernal. O termo Equinócio vem do latim e significa que os períodos claro e escuro do dia tem a mesma duração, ou seja 12 horas. Isto é decorrente da luz solar incidir diretamente sobre o Equador, iluminando o planeta por igual.

“Contudo, a partir desta quarta-feira, o Sol estará se deslocando cada vez mais em direção ao hemisfério norte e, com isto, os dias para nós serão cada vez mais curtos e as noites mais longas culminando em 21 de junho, quando teremos a entrada do Inverno com a noite mais longa do ano. Essas variações são resultado do efeito combinado tanto da inclinação do eixo de rotação da Terra quanto do deslocamento da Terra em torno do Sol”, explica Nelson Travnik, coordenador do OAPES (Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum).

A nova estação vai durar 92 dias, 17 horas e 53 minutos.

O céu de outono

Março e abril são meses importantes para observação do céu, época em que podem ser vistas as constelações Orion, Cão Maior, Cão Menor, Leão, Gêmeos, Centauro e Carina, entre outras.

“Uma visita ao Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum, órgão da Secretaria Municipal de Educação, proporciona uma oportunidade ímpar para observar todas as belezas do céu do outono”, diz Travnik.

A entrada no OAPES é gratuita e as visitas podem ser feitas aos sábados, salvo dias chuvosos, das 18h30 às 21h30. O Observatório fica no km 3 da rodovia Fausto Santomauro (SP-127), que liga Piracicaba a Rio Claro.