Orquestra Sinfônica de Piracicaba e SME lançam mais um projeto de música

25 de setembro de 2017 • André Cruz

Dessa vez, as crianças aprenderão a tocar um instrumento de corda: o violino

A música erudita tem se aproximado cada vez mais das crianças das escolas da rede municipal de Piracicaba. No final de 2015 nasceu o projeto Música nas Escolas. Em março do ano seguinte, surgiu o projeto ABC do Dó Ré Mi, ambos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) e Secretaria Municipal de Educação (SME), com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). Agora, nasce mais um projeto de música da OSP, lançado na semana passada, cujo nome será escolhido pelos estudantes contemplados.

Nos projetos anteriores, as crianças tinham contato com a música de duas maneiras: ou iam até o Teatro Erotídes de Campos para assistirem aos “showcertos”, mistura de música e teatro, ou recebiam os quartetos de músicos nas escolas. Dessa vez, elas aprenderão a tocar um instrumento de corda: o violino.

Segundo o músico Antônio Carlos Garcia, que representou o coordenador geral do projeto, Anderson Lacerda, o projeto-piloto começará com as aulas de violino, porém, a ideia é expandir para viola, violoncelo e contrabaixo. “Muitas crianças se interessaram em aprender violino. Foram mais de 120 inscritos para que 23 fossem selecionados”, explica. As crianças contempladas são da E.M. Professora Olívia Caprânico e têm entre 7 e 10 anos.

As aulas serão ministradas às quintas-feiras, durante duas horas e meia, no contraturno das aulas regulares, pelo professor Willian Rodrigues da Silva, que defende a ideia de que o envolvimento dos pais é essencial, levando à transformação do núcleo familiar.

A secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa, diz que a preocupação dos projetos é com o desenvolvendo cultural das crianças. Para ela, as ações constituem um diferencial na formação oferecida pelo município. “Aliada a processos pedagógicos, a música é um elemento imprescindível para a transmissão de valores artísticos, emocionais, estéticos e cognitivos, além de aguçar a criatividade.”

Audição: 14/09

Lançamento do projeto