SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Observatório Astronômico

Fotos: Fernanda Schmidt

O Observatório Astronômico de Piracicaba (OAP), órgão da Secretaria Municipal de Educação, foi criado a partir de um convênio assinado entre a Prefeitura de Piracicaba, Associação dos Amadores de Astronomia de Piracicaba (AAAP) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A construção do prédio com 150.08m2 foi concluída em quatro meses e a inauguração ocorreu em 2 de outubro de 1992. No dia 17 de agosto de 2002 foi inaugurado um novo prédio: o Pavilhão de Observações, que abriga três novos telescópios e possibilita atender um número ainda maior de visitantes, oferecendo mais opções na observação dos corpos celestes.

Objetivos Gerais

Divulgar e integrar interessados nas áreas de Astronomia e Ciência Espacial, por meio da observação dos corpos celestes e fenômenos astronômicos;

Promover e divulgar conhecimentos relativos às questões ambientais, com o objetivo de contribuir para a conscientização sobre como minimizar o aquecimento global e a agressão à natureza;

Manter o intercâmbio com outros observatórios e/ou entidades de mesmo gênero;

Representar Piracicaba nos congressos nacionais e internacionais da área;

Ajudar a intensificar o turismo na cidade e beneficiar, com isso, a economia local. O OAP está inserido no Circuito de Ciência e Tecnologia, cuja finalidade é divulgar o potencial científico e tecnológico do município;

Desenvolver projetos que contribuam para tornar Piracicaba referência nacional em Astronomia e ciências correlatas.

Como é feita a visita escolar

O dia de visitação das escolas é quinta-feira. São cinco horários:

Das 8h30 às 9h30;
Das 10h às 11h (preferencialmente para pré-escola);
Das 15h às 16h30;
Das 17h às 18h30; e
Das 19h30 às 21h.
O telefone para agendamento é o (19) 3413-0990, das 14h às 17h.

A visitação consiste em seis módulos

1 – Visita aos relógios de sol: com explicações sobre o seu funcionamento, como surgiram, orientações, tipos de relógios de Sol, estações do ano, etc.

2 – Visita ao pavilhão dos telescópios: demonstração do funcionamento dos telescópios, dos tipos existentes e a óptica;

3 – Exposição de meteoritos: O OAP possui três meteoritos. Explicações sobre o que é meteoro, meteorito e meteoróide.

4 – Observação ao vivo do Sol com filtro especial, observação pelo método de projeção e observação das protuberâncias  através de uma luneta  americana ‘Lunt’ de 60 mm centrada na raia do H-Alfa.

5 – Palestra: com a utilização de modelos práticos e explicação sobre as estações do ano, fases da Lua, face oculta, estrelas e constelações, eclipses e outras questões do interesse do professor.

6- Palestra sobre a origem dos foguetes, aplicações e benefícios para a humanidade. A seguir lançamento de um foguete artesanal segundo modelo fornecido pela Agência Espacial Brasileira, AEB.

Visitas públicas

O OAP é aberto para visitação pública aos sábados (não chuvosos), das 19h às 22h. Não é necessário agendamento prévio.

Em 2012 foram contabilizados 2608 pessoas (não incluindo as crianças)

Atendimento escolar

Em 2012 foram atendidas 109 escolas num total de 3.710 alunos. Geralmente, o agendamento das visitas é todo preenchido no mês de março. Por essa razão, é importante que as unidades de ensino o façam com antecedência.

 




‹ voltar