SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Observatório Astronômico

 

O Observatório Astronômico de Piracicaba “Elias Salum” (OAPES), é um complexo educacional, cultural e turístico ligado à Secretaria Municipal de Educação (SME). Foi criado a partir de um convênio assinado entre a Prefeitura Municipal de Piracicaba, a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), e a Associação de Amadores de Astronomia de Piracicaba (AAAP). Dez anos depois, no dia 17 de agosto de 2002 foi inaugurado um novo espaço, o Pavilhão de Observações “Rubens de Azevedo”, destinado a abrigar três telescópios, com rampa de acesso para pessoas com deficiências.

A grande atração do Observatório é a luneta alemã “Steinheil” com objetiva de 175 mm, uma das três maiores do Estado de São Paulo, tendo condições de oferecer conhecimento a partir da Educação Infantil, fornecendo à criança uma visão científica extremamente didática, buscando prepará-los para os novos horizontes ampliados muito além da terra, levando as crianças ainda no Ensino Fundamental a compreender os mistérios do Universo.

Nas visitas monitoradas, que ora estão suspensas devido à pandemia de COVID-19, é possível conhecer os relógios de sol utilizados pelos antigos, sua evolução e os vários tipos existentes, o norte geográfico e o norte magnético, a utilização da bússola, o caminho do sol na esfera celeste, como os antigos descobriram a duração do dia, da semana, do mês e das estações do ano, os fenômenos astronômicos que despertam a curiosidade humana, sobre os astros: o sol, a lua e os planetas, estrelas, além de considerações sobre a era espacial, a criação dos foguetes e muito mais, dando asas à imaginação e à curiosidade científica.

Olhando o sol – No OAPES o sol é observado em luz integral, através da luneta alemã “Reinfelder und Hertel”, objetiva de 114mm, munida de um filtro “Baader”. Em seguida a luz solar é decomposta por um prisma, mostrando as cores básicas do espectro solar. Com a luneta americana “Lunt”, modelo LS 60 de 60mm com banda passante de 0,75 angstrom, é possível observar as protuberâncias que aparecem nas bordas do disco solar, provenientes de gigantescas explosões. Completando a atividade, o sol é mostrado pelo método de projeção pela luneta “Steinheil”. Os alunos recebem informações sobre a forma segura de observar o astro-rei e sua importância como fonte de luz, calor, vida e fonte energética. Um dispositivo possibilita aos alunos ver como a luz solar é transformada em eletricidade.

O Observatório Astronômico de Piracicaba “Elias Salum” (OAPES) também possui um pequeno museu interno, com quatro exemplares de meteoritos, fotos diversas e quadros de brasileiros que se interessaram pela astronomia, como Santos Dumont e Dom Pedro II.

Vivemos a era espacial e as grandes descobertas da astronomia. São as áreas que ocupam a maioria das notícias científicas/tecnológicas nos meios de comunicação. Presentes cada vez mais no currículo escolar, os estabelecimentos de ensino têm procurado em suas cidades por órgãos específicos na abordagem dessas áreas ou sejam, observatórios astronômicos e planetários”, diz Sr. Nelson A.S. Travik, da Urânia Assessoria Técnica, Pedagógica e Instrumental em Astronomia, empresa terceirizada que presta serviços de locação de equipamentos e materiais pedagógicos ao OAPES.

OBJETIVOS GERAIS DO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO DE PÌRACICABA:

  • Divulgar e integrar interessados nas áreas de Astronomia e Ciência Espacial, por meio da observação dos corpos celestes e fenômenos astronômicos;
  • Promover e divulgar conhecimentos relativos às questões ambientais, com o objetivo de contribuir para a conscientização sobre como minimizar o aquecimento global e a agressão à natureza;
  • Manter o intercâmbio com outros observatórios e/ou entidades de mesmo gênero;
  • Representar Piracicaba nos congressos nacionais e internacionais da área;
  • Ajudar a intensificar o turismo na cidade e beneficiar, com isso, a economia local. O OAPES está inserido no Circuito de Ciência e Tecnologia, cuja finalidade é divulgar o potencial científico e tecnológico do município;
  • Desenvolver projetos que contribuam para tornar Piracicaba referência nacional em Astronomia e ciências correlatas.

VISITAS ESCOLARES E VISITAS PÚBLICAS SUSPENSAS NESTE MOMENTO DE PANDEMIA DE COVID-19:

As visitas monitoradas voltarão a ser agendadas pelo (19) 3413-0990, das 14h às 17h, com prioridade para as Escolas Municipais de Piracicaba, assim que terminar o período restritivo da pandemia de COVID-19, período em que as visitas presenciais, palestras e cursos presenciais estão suspensos.

O Observatório Astronômico de Piracicaba “Elias Salum” (OAPES) está por ora fechado para visitações, inclusive para visitação pública, que normalmente fica disponível para tall aos sábados (não chuvosos), das 19h às 22h, sem necessidade de agendamento prévio.

AÇÕES NA PANDEMIA DE COVID-19 E PÓS-PANDEMIA:

O Observatório Astronômico de Piracicaba “Elias Salum” (OAPES) planeja outros projetos para levar conhecimento aos alunos, com prioridade para as escolas municipais de Piracicaba, como informações através de vídeos, aulas virtuais (durante a pandemia), e através do Projeto “O Observatório vai às Escolas” assim que terminar as restrições da pandemia de COVID-19, com palestra do astrônomo responsável e materiais pedagógicos do OAPES levados para as escolas da Rede Municipal de Piracicaba.


Luneta Steihneil faz Piracicaba ser uma das referências na astronomia (Matéria completa aqui!)

O SER E O SABER por Nelson Travnik (astrônomo, diretor do Observatório Astronômico de Piracicaba “Elias Salum” e membro titular da Sociedade Astronômica da França)

Fotos: Fernanda Schmidt
Video: Fábio Lisboa




‹ voltar