Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum incentiva alunos a participarem de olimpíada

1 de março de 2017 • André Cruz

Estão abertas as inscrições para a 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, que segue até 19/03; poderão participar alunos do ensino fundamental e médio

Fotos: Fernanda Schmidt

_SME8817_Custom

Nelson Travnik, responsável pelo OAPES

O Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES), órgão da Secretaria Municipal de Educação, incentiva os alunos do ensino fundamental da rede e alunos do ensino médio a participarem da 20ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que possui fase única, e acontece no dia 19 de maio.

Para Nelson Travnik, responsável pelo Observatório, é importante a participação das escolas municipais, já que a cidade conta com um Observatório à disposição. “Piracicaba tem a vantagem de ter esse órgão para fornecer informações e conhecimentos básicos que poderão cair na prova e até receber uma medalha. Nas visitas que as escolas fazem, os professores também recebem várias monografias para complementar o assunto na sala de aula”, explica ele.

As inscrições poderão ser feitas até 19 de março pelo site www.oba.org.br ou solicitar a ficha de cadastro pelos e-mails: oba@uerj.br ou joaocanalle@gmail.com . As inscrições são gratuitas e as escolas receberão o material de divulgação, cartazes, cartas circulares, regulamentos, propostas de atividades práticas, provas e gabaritos.

As provas são divididas em quatro níveis – três para os alunos do fundamental e um para os do médio – com dez perguntas cada: três de astronáutica e sete de astronomia. As medalhas são distribuídas de acordo com a classificação em cada um nos níveis.

“É uma grande oportunidade para os alunos da nossa rede, pois os melhores classificados irão representar o Brasil nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. Além disso, os participantes irão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais de São José dos Campos, em São Paulo, onde assistirão a palestras e receberão material próprio”, relata Travnik.

Ele ainda conta que ano passado mais de 1 milhão de estudantes do Brasil inteiro participaram. “Alguns anos atrás, uma piracicabana ganhou a Olimpíada e foi contemplada para representar a cidade na Rússia. É um desafio muito bacana para os alunos”, completa.

OAP – O Observatório Astronômico de Piracicaba foi criado a partir de um convênio assinado entre a Prefeitura de Piracicaba, Associação dos Amadores de Astronomia de Piracicaba (AAAP) e a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP). A construção do prédio com 150.08m2 foi concluída em quatro meses e a inauguração ocorreu em 2 de outubro de 1992. No dia 17 de agosto de 2002 foi inaugurado um novo prédio: o Pavilhão de Observações, que abriga três novos telescópios e possibilita atender um número ainda maior de visitantes, oferecendo mais opções na observação dos corpos celestes.

Em junho de 2016, aconteceu a cerimônia de denominação do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES). Salum participou da construção do OAP, finalizada em 1991. Nesta época, era presidente da AAAP (Associação dos Amadores de Astronomia de Piracicaba), que reivindicou a construção do espaço. O OAPES é o quarto observatório municipal criado no país.

O objetivo do órgão é levar conhecimento da astronomia e ciência espacial a estudantes e turistas por meio de sessões de observação, palestras, cursos e seminários. Há visitação gratuita também para grupos e é aberto ao público aos sábados, das 19h às 22h.

_SME8845_Custom

Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum