OAPES fica aberto para observação do eclipse da lua

15 de julho de 2019 • André Cruz

O OAPES (Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum) ficará aberto nesta terça-feira das 16h30 às 20h para observação do eclipse parcial da lua.

O fenômeno ocorrerá entre 17h01 e 19h59, portanto, a lua já aparecerá eclipsada no horizonte.

A localização do Observatório é privilegiada pois o horizonte leste é amplamente visível. Vários telescópios serão utilizados bem como binóculos”, explicou o coordenador do OAPES, Nelson Travnik. Ele lembra ainda que haverá projeção do eclipse em um telão.

A entrada no observatório é gratuita e não é necessário agendamento, não há limite de idade e há amplo estacionamento. O OAPES fica no quilômetro 3 da rodovia Fausto Santomauro, que liga Piracicaba a Rio Claro.

Quem não puder ir ao observatório, Travnik lembra que o eclipse poderá ser visto de qualquer ponto da cidade. “Belas fotografias da fase parcial poderão ser obtidas com câmaras digitais”, disse.