Numape recebe cadeiras adaptadas para crianças com deficiência

3 de dezembro de 2018 • André Cruz

O Numape (Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico à Educação Especial) da SME (Secretaria Municipal de Educação) adquiriu 24 cadeiras de rodas adaptadas customizadas, 10 cadeiras de banho dobráveis, colheres adaptadas, tesouras adaptadas, pratos, 30 apoios de pé e 30 planos inclinados.

O material vai beneficiar as crianças com deficiência atendidas pelo núcleo. Foi realizado pregão eletrônico para a aquisição das  cadeiras, apoios de pé e planos inclinados. O custo foi de R$ 68.620,10. O restante do material foi comprado pelo valor de R$ 4.580,00.

Atualmente, o Numape atende 548 crianças com deficiência sendo 200 na educação infantil e 348 no ensino fundamental. “Esses recursos e tecnologias contribuem para ampliar ou proporcionar habilidades funcionais das pessoas com deficiência e, consequentemente, promover uma vida independente e a inclusão”, explicou a diretora do núcleo Vanessa Souto.

Os materiais adquiridos vão ser disponibilizados para as escolas municipais que atendem crianças com essas necessidades. “As cadeiras de rodas são customizadas, feitas sob medida de acordo com a necessidade física de cada criança”, disse. A maioria delas tem paralisia cerebral. “Essas questões que envolvem a adequação da cadeira são muito importantes para a adequação postural, para a criança ficar corretamente posicionada na cadeira de roda”, esclarece.

O Numape disponibiliza ainda para inclusão das crianças as salas de recursos multifuncionais, que são ambientes com equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para o atendimento do aluno com deficiência e que necessita desse serviço. “Nós realizamos o atendimento educacional especializado. Algumas crianças, principalmente do ensino fundamental, frequentam no período oposto ao de aula as salas de recursos que são locadas nas próprias escolas municipais”, explica Vanessa. Além disso, o núcleo fornece para professores da rede municipal curso de capacitação na área da inclusão.

Fotos: Bruna Antoniali

O QUE É

O Núcleo de Educação Especial foi criado em 2002, em atendimento à Resolução do CNE/CEB (Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Básica) nº 2, de 11 de fevereiro de 2001, que institui Diretrizes Nacionais para Educação Especial na Educação Básica.

O Núcleo constitui-se como apoio para o processo de construção de uma escola inclusiva, que valoriza experiências, potencialidades e que conviva com a diversidade humana e a solidariedade entre os alunos, caminhando para o sucesso da aprendizagem por meio da cooperação.