Novos professores da rede municipal recebem formação

23 de janeiro de 2012 • André Cruz

Clique aqui para assistir a matéria completa sobre o treinamento – crédito: Carlos Eduardo Luccas Castro

“O treinamento segue até o dia 31”

O prefeito Barjas Negri e o secretário de Educação, professor Gabriel Ferrato, receberam no dia 13 de janeiro 107 novos professores de Educação Infantil, 27 de Ensino Fundamental e três de Educação Física (sendo um para a Selam – Secretaria de Esportes), na primeira edição do programa “Bem-vindo servidores” desse ano. O objetivo da solenidade de recepção, realizada no Anfiteatro da Prefeitura, foi integrar os participantes ao convívio da estrutura da Prefeitura, com informações gerais e mensagens de incentivo e motivação. A iniciativa é uma ação conjunta da Secretaria de Educação (SME) com a Secretaria de Administração, dirigida pelo secretário Newton Furucho. Representantes da Secretaria de Saúde também participaram da abertura e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) promoveu palestras.

Além da recepção, os novos servidores e mais 58 profissionais contratados no final do ano passado recebem também, até 31 de janeiro, a “Formação inicial para professores” nas Escolas Municipais de Educação Infantil; de Ensino Fundamental e nas EMEIEFS, que atendem os dois segmentos em um mesmo local. O secretário Gabriel Ferrato destaca a importância da iniciativa. “Oferecer essa formação é mais uma forma de valorizar os nossos profissionais, que passam a conhecer a realidade da rede municipal. Isso contribui para o melhor desempenho a serviço de nossas crianças”.

Para a coordenadora de Educação Infantil da SME, Sandra Perina, a formação “acolhe o novo servidor e evidencia a importância do professor, tanto nos primeiros anos de vida de uma criança como ao longo de todo o seu desenvolvimento”. Os temas abordados no período de 16 a 20 de janeiro foram:

“Desenvolvimento infantil” com a psicóloga Maria Júlia Rizzolo; “Educação ambiental nas escolas municipais” com a bióloga Elizabeth da Silveira; “Fronteiras entre a arte e as relações humanas” com o diretor da Escola Municipal “Antonio Boldrin”, Peterson Rigato; “Merenda” servida na rede municipal, tema explanado pela nutricionista Elisa C. Coleone, da rede de ensino do município; Programas de Alimentação e Nutrição (CPAN) com a coordenadora do CPAN, Márcia Juliana Cardoso; “Núcleo Municipal de Apoio Pedagógico de Educação Especial (NUMAPE)” com a técnica Vanessa Souto; “Saúde do Escolar” com a coordenadora do programa, Sueli de Araújo Pereira; “Literatura Infantil” com a professora Ana Maria Trinconi Borgatto, consultora da editora Scipione; “Ler e ouvir: a arte do professor” com a professora e mestre, Cibele Adriana P. Aguiar.

No período de 23 e 31 de janeiro os profissionais que participam do treinamento serão divididos de acordo com o cargo aprovado pelo concurso, ou seja, professores da Educação Infantil e os que ingressarão no Ensino Fundamental. A programação será realizada na Escola Municipal “São Vicente de Paulo”, no Bairro Alto.

Oficinas para Educação Infantil – de 23 a 31 de janeiro, das 13h às 17h30

“Musicalização na Educação Infantil” será ministrada pela musicista e professora da rede municipal, Patrícia Píton, que apresentará maneiras de utilização da música em sala de aula;

– “Insurgências poéticas do corpo, os sentidos na Educação Infantil: questionamentos e novos olhares” com a professora e mestranda da Unicamp, Ana Claudia Caldeiron, abordará a maneira como a criança expressa os sentidos e a arte por meio do corpo;

– “Desenvolvimento infantil” com a psicóloga Maria Júlia Rizzolo, explorará as fases do desenvolvimento na primeira infância e como o professor pode entender e trabalhar essas mudanças no decorrer do ano letivo;

– “Jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física” com as professoras Camila Camossi, Franceli Bisso e Viviane Lima, trará subsídios e planejará atividades físicas que auxiliem no aprendizado em sala de aula;

– “Teatro: uma experiência criativa” com o professor de artes cênicas, Tiago de Lucca, trabalhará a expressividade do corpo;

– “Culturas infantis e estética na infância” com o diretor de escola municipal, Peterson Rigato, falará sobre as diversas culturas dos alunos, participação na sociedade e o diferente entendimento do adulto e da criança sobre arte e teatro;

– “Caminhos metodológicos na perspectiva da aprendizagem infantil” com o professor de Educação Física de Minas Gerais, Ricardo Colpas, abordará os métodos eficientes para atingir o aprendizado e o entendimento do conteúdo transmitido para as crianças.

Oficinas para o Ensino Fundamental – de 24 a 31 de janeiro, das 7h30 às 12h

Dia 24 – terça-feira

– “Desenvolvimento Infantil” com a psicóloga Maria Júlia Rizzolo; explorará as fases do desenvolvimento de crianças na faixa etária de 6 a 10 anos;

Dia 25 – quarta-feira

– “Legislação e cotidiano escolar”, tema que será abordado pela supervisora da SME, Nair Fujita, para tratar das legislações que envolvem crianças, entre elas o Estatuto da Criança e do Adolescente e deveres do professor.

Dia 26 – quinta-feira

– “Relações teatrais no Ensino Fundamental”. O professor de artes cênicas, Tiago de Lucca, trabalhará a expressividade do corpo da criança;

Dia 27 – sexta-feira (Língua Portuguesa)

Dia 30 – segunda-feira (Matemática)

Dia 31 – terça-feira (Língua Portuguesa)

Programa Ler e Escrever. A equipe é composta pelas pedagogas Alessandra Marine, Vanessa Abdala, Angélica Cordeiro, Luciana Chittolina e Salvia Barella e ministrará oficinas sobre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.

Mais informações pelo telefone (19) 3417-1152 (Assessoria de Imprensa da SME).