SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Formação para educadores aborda Música na Educação Infantil

4 de setembro de 2017 • Secretaria de Educação

 A Secretaria Municipal de Educação organiza e desenvolve, por meio da equipe de formadores, propostas de formação voltadas aos profissionais da rede pública visando sempre o aprimoramento qualitativo das práticas pedagógicas voltadas às crianças das escolas municipais de educação infantil.

Desta forma, teve início em maio deste ano, um curso voltado aos profissionais da rede (professores, coordenadores, diretores e supervisores) abordando temáticas voltadas às especificidades da educação infantil.

De acordo com a supervisora escolar, que coordena a formação Silvana Bassan, foram realizados 5 encontros quinzenais com a participação direta de 25 escolas e 53 profissionais organizados em 2 grupos (períodos manhã e tarde). “Para dar continuidade a esta formação e, como já previsto em sua concepção inicial, entendemos ser fundamental a participação de um profissional especialista em música”, afirma.

“A temática da música foi um assunto presente em alguns encontros já realizados indicando ser, potencialmente, como já vinha ocorrendo em outros espaços, um assunto a ser focado nas formações realizadas, sobretudo, para definirmos com maior clareza e propriedade seu lugar na educação de 0-5 anos, assim como, as diretrizes conceituais que devem embasar a atuação docente na educação infantil”, explica.

Nos dias 24 e 30 de agosto, a formação contou com a participação do Profº Drº Cassiano de Almeida Barros, coordenador do curso de Música – licenciatura da Unimep, que ministrou uma oficina em que abordou os seguintes aspectos: a importância da música para a constituição da criança enquanto sujeito humano; a especificidade do trabalho pedagógico na educação infantil relativo à música; fez apontamentos finais e sugestões para as práticas pedagógicas com crianças e apresentou as perspectivas para a formação de professores.

a supervisora escolar, que coordena a formação Silvana Bassan

Profº Drº Cassiano de Almeida Barros, coordenador do curso de Música – licenciatura da Unimep

 

‹ voltar