SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Municipalização da Escola do Santa Rosa é oficializada pelo prefeito Barjas Negri

6 de junho de 2017 • André Cruz

A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Angela Jorge Correia, autoridades, pais das crianças e comunidade

Esta é uma escola exemplar. E por 13 anos centenas de crianças foram bem atendidas por um competente quadro de funcionários administrado pela Loja Maçônica de Piracicaba, que deu apoio logístico e financeiro. Hoje, ela continua sendo pública, mas agora governamental. Todos os serviços passam a ser da Prefeitura, mas a qualidade do trabalho e o empenho não mudarão em nada”. Esta foi uma das falas do discurso do prefeito Barjas Negri durante a oficialização da municipalização da Escola Municipal do Bairro Santa Rosa (Lygia Amaral Gobbin), na última sexta-feira, 2/6. A cerimônia contou com a presença da secretária de Educação, Angela Jorge Correia, autoridades, pais das crianças e comunidade.

Até 2016, a escola era administrada pela Loja Maçônica de Piracicaba, que amparava as crianças, proporcionando educação, recreação, alimentação e assistência social. O prédio foi construído pela NG Metalúrgica, idealizado por Narciso Gobbin, que homenageou sua esposa ainda em vida, denominando a escola de Lygia Amaral Gobbin

O decreto Nº 17.032, que dispõe sobre a criação e oficialização da municipalização da escola, entrou em vigor no dia 28 de março, mas a unidade iniciou as atividades no dia 1º de fevereiro, junto às demais escolas da Rede. A unidade atende 157 crianças de berçário e maternal (0 a 3 anos).

As crianças de 4 e 5 anos do Jardim I e II são atendidas na Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Antonia Jesuína Camillo Pipa, situada no mesmo bairro. A nova escola conta com 22 professores, além de merendeiros, zelador, escriturário, diretor e demais funcionários.

Segundo Barjas, em 2005, quando assumiu a Prefeitura, havia em Piracicaba 6.000 crianças atendidas de 0 a 5 anos. Hoje são 18 mil crianças em 87 escolas de educação infantil. “Poucas são as prefeituras do país que têm um atendimento tão grande. Piracicaba atende 61% das crianças de 0 a 3 anos de todo o município. Já batemos a Meta 1 do Plano Nacional de Educação, que prevê, até 2024, o atendimento de 50% das crianças. Vamos continuar trabalhando para deixar Piracicaba em destaque no Brasil”, garantiu.

 

Fotos: Fernanda Schmidt

 

‹ voltar