Mostra cultural escola Joaninha Morganti continua até dia 14

8 de novembro de 2017 • André Cruz
Com início no dia 06 de novembro de 2017 a Mostra Cultural – Saberes e Fazeres: A intensidade da infância na creche, da E. M. Joaninha Morganti exalta a criatividade da criança presente nesse cotidiano. A mostra traz a intensidade de práticas repensadas respeitando os sujeitos que fazem parte desse processo: uma infância presente em todos os territórios da escola. “Profissionais e crianças vivenciaram os campos de experiências atravessando as linguagens infantis; os quatro elementos da natureza; priorizaram a cultura africana introjetada na cultura brasileira e a diversidade; o corpo e as artes nas dramatizações e expressão de sentimentos; as culturas infantis evidenciadas no dia a dia das crianças. Tudo isso numa explosão de imagens e produções de um coletivo de crianças e adultos que acreditam em uma educação de qualidade”, disse a diretora da escola Regina Helena Machado Santos. A exposição composta por desenhos, máscaras, lenços, artes, experiências, relatos, produção coletiva, músicas, ciência, teatros, histórias entre outros, foi prorrogada até o dia 14 de novembro a pedido da própria comunidade. Nilton da Cruz Junior, pai da Yasmin Nalu Paes da Cruz, disse que ficou encantado com o espaço e a maneira de organizar todas as salas juntas. Diz que está vendo um pouco por dia, por conta de seu horário de trabalho. Samuel Augusto Botão Rego, de 5 anos, quando perguntado se foi ele quem fez os trabalhos, respondeu: “eu fiz e foi eu que desfilei com o quadro”, referindo-se ao desfile de 07 de setembro no qual representou seus amigos. Thomas da Costa, ex-aluno da escola e hoje estudante de graduação não conteve a emoção. Foi buscar a namorada Maria Helena para contemplar os trabalhos e disse: “essa abordagem a diversidade cultural e étnica é indispensável ao combate ao preconceito. A escola está de parabéns!” “O compartilhamento de nossos saberes e fazeres de uma equipe de profissionais que busca constantemente a consciência da importância de que seu papel é fundamental na inserção desta reorganização pedagógica que a escola vem construindo e constituindo”, completou a diretora Regina Helena Machado Santos.