Merendeiras da Rede Municipal recebem treinamento do SESMT e Merenda Escolar

5 de julho de 2017 • André Cruz

Por dia, cerca de 90 profissionais passam pelo treinamento

A Secretaria Municipal de Educação iniciou o dia,4/07, em parceria com o SESMT (Segurança e Medicina do Trabalho) da Prefeitura de Piracicaba e a Merenda Escolar, um treinamento sobre segurança do trabalho e saúde ocupacional e reforço das normas e procedimentos da merenda para as 370 merendeiras que atuam em todas as escolas municipais. O treinamento segue até sexta-feira, 7/07.

Por dia, cerca de 90 profissionais passam pelo treinamento. Diariamente, as merendeiras são divididas em dois grupos, e enquanto um recebe orientações da equipe do SESMT (formada pelo engenheiro de segurança, enfermeira do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e técnico de enfermagem), o outro acompanha as orientações da equipe da Merenda Escolar e vice-versa.

Maria das Graças Pereira da Merenda Escolar

No treinamento do SESMT, o engenheiro de segurança do trabalho Felipe Igreja mostrou um conjunto de medidas para prevenir acidentes e doenças durante a execução das atividades, preservando a saúde e integridade física dos trabalhadores e bens materiais. “No caso das merendeiras, abordamos a questão dos riscos no manuseio do fogão, panela de pressão, facas, processador de alimentos, pias e balcões, entre outros”, contou. “É importante verificar sempre se há vazamentos no fogão antes de acendê-lo, não utilizar panelas com o cabo frouxo, manter os cabos das frigideiras e de outras panelas viradas para trás e não deixar panos perto de superfícies quentes”, alertou.

Além disso, as profissionais receberam instrução quanto à orientação postural, como conduzir e abaixar objetos pesados, como elevar peso, melhor postura em pé, sentado e para abaixar-se.

A enfermeira do trabalho do SESMT Cécília Beig, informou sobre os exames que constam no PCMSO 2017 (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), que incluiu exames admissionais, periódico, demissionais, retorno ao trabalho e exames dos laboratoriais que são previstos para a categoria das merendeiras. “Reforçamos também as orientações sobre o retorno ao trabalho quando o afastamento é acima de 30 dias, como proceder neste caso para emissão do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO)”, explicou.

Segundo a nutricionista Elisa Coleone Lima, o treinamento da Merenda abordou os setores de carne, hortifrúti, cardápio, material de limpeza e reforço em alguns procedimentos existentes, como datas de envios de pedidos, baixa no sistema e esclarecimentos de dúvidas.

A nutricionista Elisa Coleone

Engenheiro do Trabalho Felipe Igreja, Enfermeira do Trabalho Cecília Beig, Técnicos de Segurança do Trabalho Marcelo Passari e Wagner Rainha e o Técnico de Enfermagem Éderson Silva