SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Capacitação anual das merendeiras da rede aconteceu esta semana na SME

22 de julho de 2016 • André Cruz

Objetivo é orientar, prevenir doenças e a obesidade em crianças a partir de uma alimentação saudável

Fotos: Fernanda Schmith
_SME0955_Custom

Ocorreu de 19 a 22 de julho, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação (SME), o curso de capacitação anual para as merendeiras da rede municipal de Piracicaba. As nutricionistas da DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição) da SME, em parceria com as nutricionistas da CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição), da Secretaria da Saúde, realizaram palestras e orientações sobre a manipulação de alimentos, doenças transmitidas e quais cuidados devem ser tomados nas escolas. A abertura do treinamento contou com a presença da secretária de Educação, Angela Jorge Corrêa.

Este ano, o treinamento contou com 357 merendeiras das escolas municipais de educação infantil e EMEIF (Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental). Além das orientações sobre boas práticas, higienização, manipulação de alimentos, preparo das refeições e obesidade infantil, elas também receberam os uniformes e informações sobre o uso de EPI’s (Equipamento de Proteção Individual).

Cátia Fernanda Moreira Vascac, fiscal da Vigilância Sanitária, reforçou a importância da higiene dos alimentos. “Manter a qualidade do alimento manipulado é fundamental para evitar as intoxicações alimentares. Devido a esses treinamentos que fazemos todo ano, em parceria com as secretarias, hoje conseguimos praticamente zerar o índice de intoxicação alimentar nas creches”, observa Cátia.

Segundo Elisa Coleone Lima, nutricionista da DAN, cada dia do treinamento contou com a presença de uma nutricionista. “Na terça-feira, 19, por exemplo, trouxemos a nutricionista Denise Giacomo Mota, que palestrou a respeito dos aspectos sociais e pscicológicos da alimentação da criança. Ela tem uma especialização em psicanálise, então achamos interessante, pois entende outros fatores envolvidos na alimentação”, explica ela.

Na quarta-feira, 20, a nutricionista da CPAN, Andresa Nunes Garcia Mendes, discorreu sobre a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, desenvolvida pelo Ministério da Saúde para incentivar o aleitamento materno e alimentação complementar saudável para crianças de seis meses a dois anos de idade. “Como as merendeiras estão envolvidas diretamente nessa fase da criança, é preciso passar esse conhecimento para elas”.

Bruna Fernanda Negreli Santo, também nutricionista da CPAN, palestrou na quinta-feira, 21. Já na sexta-feira, 22, Ana Paula Vioto Ferraz falou sobre o Programa Piracicaba com Saúde: é Hora de Comer Melhor, no qual se trata da alimentação saudável para crianças menores de dois anos. “Mostramos a importância de evitar o consumo de alimentos ultra processados e preferir uma alimentação mais natural para as crianças de até dois anos de idade, que é o período crítico para a formação de hábitos e da saúde dela quando adulta”, explica Ana Paula.

Segundo ela, a cada dois anos é feita uma avaliação do estado nutricional das crianças. Em 2014 o índice foi de 36% de crianças com um grau de excesso de peso. “Vamos fazer uma nova avaliação em agosto e setembro, não podemos deixar que esse número aumente, por isso é importante a prevenção não só nas escolas, mas em todo o lugar”, completa ela.

_SME0937_Custom

_SME0968_Custom

Elisa Coleone Lima

_SME0946_Custom

_SME0964_Custom

Andresa Nunes Garcia Mendes

_SME0990_Custom

_SME1084_Custom

Ana Paula Vioto Ferraz

‹ voltar