Mais de 500 educadores passam por formação no 1º semestre

5 de julho de 2019 • André Cruz

Um total de 557 educadores, entre professores, diretores e supervisores da rede municipal de ensino passaram por formações oferecidas pela SME (Secretaria Municipal de Educação) no primeiro semestre deste ano. A secretaria conta com seis formadores em cinco áreas: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Educação Ambiental e Educação Física.

O objetivo das formações é proporcionar atualização contínua dos assuntos relacionados à educação e a área de atuação do profissional para que as atividades nas escolas municipais sejam aprimoradas constantemente. A participação ocorre por convocação ou por inscrição voluntária.

Na área de Ciências, 216 professores e 28 gestores e supervisores de Educação Infantil participaram das formações. O objetivo é desenvolver oficinas de formação continuada visando o desenvolvimento de competências docentes em professores da rede municipal de educação, para a aplicação de atividades de caráter prático e lúdico, com foco na aprendizagem significativa e no desenvolvimento da alfabetização científica.

Em Educação Física, as formações buscam orientar educadores no processo de ensino e aprendizagem, para que potencializem e transformem as práticas pedagógicas nos aspectos necessários dentro dos temas. Assim, há uma grande probabilidade dos alunos terem acesso a conhecimentos e aprendizagens contextualizados, significativos e de fácil relação com o cotidiano em sociedade.

Os professores de Educação Física participaram das formações, além de diretoras, coordenadoras, supervisoras e professoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

Nas formações de Língua Portuguesa, 122 educadores foram atendidos no período. Vários tópicos foram abordados, entre eles tema relacionados aos fundamentos pedagógicos adotados pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Entre os temas discutidos, está “a reflexão a respeito dos fundamentos pedagógicos adotados pela BNCC, entre outros”.

Em Matemática, no primeiro semestre, as formações atenderam 95 educadores. Uma das atividades foi o curso “O jogo na matemática: dialogando com Jardim II e 1º ano”, que teve 49 concluintes, entre professores de Jardim II e de 1º ano. Os aspectos abordados no curso contribuíram na prática do professor em sala de aula, diante da proposta de estudo e uso do jogo como recurso didático visando a aprendizagem significativa do número e do Sistema de Numeração Decimal.

Outra formação foi oferecida a 46 coordenadores e diretores de Ensino Fundamental teve o tema “Da BNCC ao chão da escola:  o caminho a percorrer”.  O objetivo é promover a discussão e reflexão sobre os aspectos gerais da matemática na Base Nacional Comum Curricular.

Em educação ambiental, 50 educadores participaram das formações no primeiro semestre para fortalecer as ações ambientais realizadas nas escolas da rede municipal de educação e estimular e promover projetos e ações de EA, na perspectiva interdisciplinar, integrando-os assim com os demais componentes curriculares.

Foto: Fernanda Schmidt