Mais de 400 alunos de escolas municipais vão participar de projeto de robótica

28 de agosto de 2019 • André Cruz

O Projeto Robótica, desenvolvido pela Fundação ArcelorMittal, vai atender, neste ano, 414 alunos de terceiras e quartas séries do Ensino Fundamental de três escolas municipais.

Neste ano, o segundo do projeto, haverá um diferencial. Os alunos serão estimulados a criar um robô de combate a queimadas e participarão de uma competição. O projeto é desenvolvido em parceria com a Prefeitura, por meio da SME (Secretaria Municipal de Educação).

Na segunda-feira, 26/08, e terça-feira, 27/08, 18 educadores, entre diretores e professores, das escolas Professor Geraldo Bernardino, Professor José Pousa de Toledo e Professora Olívia Caprânico, participaram da formação oferecida pela empresa para o desenvolvimento das atividades com os alunos no segundo semestre. Essas escolas participam do projeto pelo segundo ano consecutivo.

Educadores passaram por formação na sede da empresa, em Piracicaba

Neste segundo semestre, serão 12 aulas com as crianças. A empresa fornece todo o material, como pilhas e kits de montagem para o desenvolvimento das atividades. “Vai ser proposta uma competição para os alunos para que eles possam montar um robô que atue no combate a queimadas. É um tema atual que estamos trabalhando. O desafio a ser apresentado no fim do projeto, em outubro”, disse Angelo Silva, diretor de Educação do Pete (Projeto Educação com Tecnologia).

Para a diretora da EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Prof.ª Olívia Caprânico, Simone Cristina Monteiro Ferreira, o programa desperta a curiosidade e facilita o aprendizado das crianças. “Houve muito interesse das crianças no ano passado. A gente, que é adulto, apanhou um pouquinho para aprender a montar (os robôs), mas a hora que chegou na escola, as crianças pegaram as ferramentas, as peças e, rapidinho, começaram a montar”, disse.