Mais de 36 mil alunos da Rede Municipal de Ensino iniciaram retorno presencial hoje

4 de novembro de 2021 • Ygor Oliveira

Retorno tornou-se obrigatório a partir de hoje, 03/11

O retorno às aulas presenciais tornou-se obrigatório a partir de hoje, 03/11, para os mais de 36 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Piracicaba. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (SME), o atendimento já acontecia para 100% dos alunos nas séries do ensino fundamental e na pré-escola desde agosto, mas com rodízio diário.

As equipes escolares se prepararam para receber os alunos com capacidade total desde o dia 25/10. Dessa forma, os protocolos para combate à covid-19 são seguidos, como uso correto de máscara, lavagem de mãos, uso de álcool em gel e limpeza e manutenção frequente das instalações. Somente os alunos que apresentarem laudo médico não devem retornar.

O uso da máscara em todos os ambientes da escola é obrigatório.

O dia de retorno foi animado para profissionais, pais e alunos. Na Escola Municipal Professora Antônia Benedita Eugênio, no Jardim Gilda, todo o ambiente escolar e a equipe gestora se prepararam para hoje. A escola, que atende alunos de 6 a 11 anos do ensino fundamental, recebeu nesse primeiro dia 238 alunos, sendo 141 no período da manhã, onde são atendidos o 3°, 4° e 5° ano do ensino fundamental, e no período da tarde, que atende o 1° e 2° ano, recebeu 91 alunos. A frequência foi de 81%, já que a escola tem 292 alunos.

Todos os alunos utilizam álcool em gel na entrada da escola.

É um momento importante e histórico esse do retorno diário de 100% dos alunos. Embora a maioria já estivesse frequentando no sistema de rodízio, nossa equipe se preparou bastante para tornar o momento acolhedor e de forma a potencializar a recuperação dos alunos”, explicou Bruno Sérgio de Oliveira, diretor da Escola Professora Antônia Benedita Eugênio.

Stefani Vitoria Oliveira de 6 anos, aferindo a temperatura na entrada da escola

Elisabete Oliveira, mãe da aluna Stefani Vitoria Oliveira, de 6 anos, falou sobre a importância do retorno da filha à escola todos os dias, um alívio para ela que trabalha fora e agora está mais segura. “Embora tenha demorado um pouco o retorno, e nós entendemos os motivos, ele é muito importante, principalmente para nós que trabalhamos”.

Bruno Sérgio de Oliveira, diretor da escola municipal professora Antônia Benedita Eugênio, conversando com os alunos

Ketyellen Fernanda Brito, mãe do aluno Pyetro Miguel Brito da Silva, do 2° ano, também ressaltou a segurança de saber que seu filho está na escola. “Quando ele está em casa, fica brincando na rua. Na escola ele está aprendendo e fica mais seguro”, reforçou Ketyellen.

Ketyellen Fernanda de Brito, mãe do aluno Pyetro, 2° ano, falou que sente segurança com o filho na escola