SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Programa Ler e Escrever encerra semestre com “Galharufa” – Encontro para Leitura de Textos Teatrais

23 de junho de 2016 • André Cruz

Fotos: Bruna Antoniali
_SME0493_-_Cpia

Aconteceu na quarta-feira, 29/06, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação, o “Gualharufa” – Encontro para Leitura de Textos Teatrais, como encerramento da formação para coordenadores e diretores pedagógicos do Programa Ler e Escrever. Este semestre, o programa contou com 38 coordenadores e oito diretores do ensino fundamental com encontros toda quarta-feira, dirigidos pelas formadoras Alessandra Marine e Angélica Cristina Cordeiro.

 

Para o encerramento do semestre, coordenadores e diretores fizeram a leitura de textos teatrais para vivenciar esse momento de leitura dramática envolvendo compreensão, entonação e, podendo assim transmitir para as professoras e alunos.

 

“Esse momento de leitura foi muito importante, pois quando nós vivenciamos a atividade proposta, temos mais propriedade para poder discutir com os professores e para prever possíveis problemas que possam acontecer na hora de passar para as crianças”, diz Cleonice Maria de Arruda, coordenadora da Escola Municipal Geraldo Bernardino.

 

O nome do evento, “Galharufa”- Encontro para Leitura de Textos Teatrais, não foi por acaso. Segundo Angélica, a palavra “gualharufa” é muito comum no meio teatral, usada por atores experientes como forma de desejarem boa sorte na primeira apresentação dos iniciantes. “Por isso, na entrada do anfiteatro, entregamos para os coordenadores e diretores uma pedrinha que representa esse amuleto, para que traga equilíbrio e disposição para enfrentar as dificuldades e encarar os desafios que aparecem pelo caminho”.

 

Segundo Alessandra Marine, neste semestre foram estudados dois projetos: Art e Manha na Escrita de Autoria e Teatro de Leitores, que serão desenvolvidos no segundo semestre com os alunos do quinto ano. O projeto Teatro de Leitores tem como principal finalidade trabalhar a fluência leitora dos alunos, ou seja, desenvolver a capacidade de ler sem hesitação e compreender textos.

 

“O Teatro de Leitores é uma atividade de leitura em que cada aluno interpreta um personagem com a expressividade necessária para lhe dar vida. Com método de releitura, proporciona sentido para a repetição, concentrando a atenção das crianças em torno do significado e personagens do texto”, explica Alessandra.

_SME0474_-_Cpia

_SME0457_-_Cpia

_SME0640

_SME0466_-_Cpia

_SME0458_-_Cpia

_SME0581

Cleonice Maria de Arruda, coordenadora da Escola Municipal Geraldo Bernardino

_SME0530
_SME0538

_SME0551

_SME0571

_SME0616
_SME0624

_SME0632

_SME0647

 

‹ voltar