SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Jornada Pedagógica começa na segunda-feira

10 de outubro de 2018 • André Cruz

 

A SME (Secretaria Municipal de Educação) realiza na próxima semana a XI Jornada Pedagógica. O tema deste ano é “Construindo Itinerários Formativos para uma Educação Transformadora”.

O evento, que será realizado no anfiteatro da Secretaria, teve mais de 2.500 inscrições de 1.716 educadores.

“Este ano, o foco da nossa Jornada são palestras voltadas à BNCC (Base Nacional Comum Curricular)”, explicou a presidente da comissão organizadora da Jornada, Aline Ambrosano.

A abertura será na segunda-feira (15) às 19h, com a palestra “Base Curricular Comum como oportunidade de transformação”, com o professor César Nunes, considerado um dos mais destacados palestrantes e conferencistas em Educação no Brasil. Autor de 26 livros sobre Ética, Filosofia, Educação e Sexualidade, Nunes é mestre, doutor e livre-docente em Filosofia e Educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Na terça-feira, às 8h e às 13h30, haverá a palestra “As Competências Gerais da BNCC, com foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com a professora Maria Cecília Alvim de Camargo Penteado, mestranda em Educação pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Às 19h, a professora Claudia Cristina P.G. Antila fará a palestra “Os Desafios do Transtorno do Espectro Autista”. Cláudia tem título de especialista em psiquiatria pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).

Na quarta-feira, às 8h e às 13h30, haverá a palestra “A Organização do Ensino em Projetos de Trabalho na Educação Infantil”, com a professora Maria da Graça S. Horn, doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ainda na quarta-feira será realizada mesa-redonda com o tema “A Construção do Currículo do Município de Piracicaba”. As debatedoras serão as coordenadoras de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, Sandra Helena Perina e Salvia Barella Medida, respectivamente.

A quinta-feira será reservada à apresentação dos trabalhos de práticas educativas realizados pelos professores da rede municipal de Ensino.

O encerramento do evento será na sexta-feira, às 19h, com a solenidade para entrega do Prêmio Educador do Ano de 2018.

‹ voltar