Índice Firjan confirma alto desempenho da educação

23 de julho de 2018 • André Cruz

O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal) confirmou mais uma vez a qualidade da Educação Infantil e do Ensino Fundamental de Piracicaba. Nessas duas etapas da educação básica, o município foi avaliado com nota 0,99 em uma escala que vai de 0 a 1 e, novamente, atingiu a avaliação de alto desenvolvimento. Os dados têm como base o ano de 2016.

O Índice é referência para o acompanhamento do desenvolvimento socioeconômico brasileiro. Para tanto, acompanha a evolução de três áreas: Emprego e Renda, Saúde e Educação.

O IFDM Educação é composto pela cobertura que o município oferece na educação infantil e pela qualidade da educação no Ensino Fundamental, capturada pela nota média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o Ideb.

Em artigo publicado recentemente, o  prefeito Barjas Negri, destacou os avanços obtidos pela rede municipal de ensino. “No Brasil apenas 30% das crianças de 0 a 3 anos são atendidas em alguma creche e que a meta estabelecida pelo Plano Nacional da Educação prevê ampliá-la para 50% no ano de 2024, enquanto Piracicaba atingiu já faz vários anos a casa dos 60% do atendimento ficando na segunda colocação nacional entre os maiores municípios”.

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, lembrou que o indicador da Firjan comprova, mais uma vez, os investimentos feitos na rede e soma-se a outros como o estudo Desafios da Gestão Municipal, da consultoria Macroplan, que apontou a cidade na primeira posição em educação entre as cem maiores cidades do país, no estudo Desafios da Gestão Municipal divulgado em 2017. “Nós trabalhamos constantemente para melhorar a qualidade do ensino que oferecemos. Mesmo em época de crise econômica, construímos e reformamos escolas, aumentamos o número de vagas, principalmente no ensino infantil, contratamos professores e demais funcionários. Esse índice mostra que estamos tendo uma evolução muito grande em todos esses anos e que a política pública definida pela Prefeitura está dando resultado”, disse.

Foto: Fernanda Schmidt