Fotos – Padre Pedro Baron denomina escola da Vila Rezende

31 de maio de 2012 • André Cruz

Secretaria Municipal de Educação oferece mais 400 vagas para o Ensino Fundamental

Realizou-se no dia 31 de maio a solenidade de inauguração e denominação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Pedro Baron, na Vila Rezende. O prefeito Barjas Negri esteve presente e foi acompanhado pelo secretário de Educação, professor Gabriel Ferrato; também participaram vereadores, demais autoridades municipais, órgãos de imprensa e os moradores da região.

O secretário Ferrato explica que a EMEF vai receber, gradativamente, 400 alunos na faixa etária de 6 a 10 anos. “A Prefeitura segue com seu compromisso de melhorar o atendimento das crianças do Ensino Fundamental e oferecer melhores condições de trabalho aos profissionais da educação”.

Fotos: Fernanda Schmidt

pedro_baron

pedro_baron_25
pedro_baron_31

Segundo ele, a escola foi construída no terreno ao lado do Varejão, na avenida Dr. João Teodoro com a Rua Osvaldo Cruz, em um prédio de dois andares, oferecendo mais conforto e segurança para alunos, pais e professores. No térreo estão sala de aula, refeitório coberto, cozinha, sala de professores e reunião, diretoria, coordenação, secretaria e hall. No segundo andar, quatro salas de aula e sanitários adaptados nos dois andares.

Os alunos da nova EMEF estão hoje em uma antiga escola de madeira, uma das poucas ainda existentes na cidade. Assim que as crianças forem remanejadas para esta nova unidade, um centro social será construído no lugar da escola de madeira e a comunidade rezendina será beneficiada mais uma vez.

Padre Pedro Baron

Pedro Baron nasceu na Província de Padova Piova de Saco, região próxima de Pádua, Itália. Chegou ao Brasil em 1931, atraído pelo ideal missionário. Fez o noviciado em Campinas e em 1933 ingressou na Congregação Salesiana, sendo ordenado em dezembro de 1941.

Este sacerdote marcou a história piracicabana. Foi enviado a Piracicaba com a missão de construir e implantar um colégio. Em 1952, dois anos depois do lançamento da pedra fundamental, fez começar o ano letivo salesiano, mesmo num prédio parcialmente construído. Foi o primeiro diretor do Colégio Salesiano Dom Bosco, hoje, D. Bosco Cidade Alta. Padre Baron era um sacerdote piedoso com grande espírito de fé, batalhador incansável, zeloso e com grande amor ao próximo.

Devido ao sucesso de sua missão piracicabana, em 1956 foi transferido para Itajaí/SC, para implantar uma nova casa de Dom Bosco. Partiu deixando além de amigos, muita saudade e uma semente que germinou, floresceu e deu frutos. As instituições salesianas são consideradas referência na formação e ensino para jovens em Piracicaba. Padre Baron faleceu em 1968, aos 55 anos de idade.

pedro_baron_2
pedro_baron_3