Diretora do Jornal de Piracicaba denomina escola municipal

22 de maio de 2012 • André Cruz

A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) do bairro Vila Monteiro tem como patronesse a diretora do Jornal de Piracicaba Dra. Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso. A solenidade de denominação realizou-se no dia 23 de maio e contou com a presença do prefeito Barjas Negri; do secretário de Educação, professor Gabriel Ferrato; do vereador Paulo Henrique Paranhos Ribeiro, autor da lei de denominação; demais convidados e a comunidade. De acordo com o secretário, a creche tem capacidade para atender 158 alunos e, além disso, recebe, provisoriamente, quatro classes vinculadas do 1º ano do Ensino Fundamental.

Foto_Escola_Rosalina_net

“O ato de denominação de uma unidade escolar com o nome de uma figura ilustre de nossa cidade valoriza a escola e a educação municipal. Nesse sentido, homenagearmos a nossa creche com o nome de uma profissional e cidadã como a Dra. Rosalina, além de ser um reconhecimento justo e merecido, é uma iniciativa que aumenta a nossa responsabilidade, pois o trabalho desenvolvido pela escola sempre estará associado ao seu nome”, considera Gabriel Ferrato.

Crédito: Henrique Spavieri

Foto_Rosalina_net
Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso

A professora Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso, diretora do Jornal de Piracicaba, nasceu em Niterói (RJ) em 9 de dezembro de 1933 e faleceu em 11 de novembro de 2011, aos 77 anos de idade. Filha de Fortunato Losso Netto e Anna Glória da Cunha, recebeu o título de Cidadã Piracicabana em 1993, concedido pela Câmara de Vereadores. De 1941 a 1952 estudou no Instituto de Educação Sud Mennucci, em Piracicaba, e se formou professora primária. Em 1953, ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, da USP (Universidade de São Paulo), graduando-se bacharel em 1957.

Nessa época, Antonietta Rosalina se aproximou do Jornal de Piracicaba, dirigido por Losso Netto, por causa de ações trabalhistas. Ela ajudava o pai a examinar os processos e fazia sugestões ao advogado responsável pelos casos. Fez ainda pós-graduação em Economia Rural pelo Departamento de Economia da Esalq (Escola de Agricultura Luiz de Queiroz) entre 1966 e 1968; cursou a Universidade do Estado de Ohio, nos EUA, entre 1968 e 1970 e especializou-se em Direito Agrário, Direito Econômico, Direito Administrativo e Direito Urbanístico pela Faculdade de Direito da USP (1975-1976) e em Matemática Financeira e Gerenciamento pela Unimep (1986-1987).

Incentivadora de trabalhos sobre Direito, Contabilidade e Economia, foi citada em livros destas áreas. Em 1993, elegeu-se Juíza Classista suplente do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região de São Paulo, com mandato até 1996, e titular do mesmo Tribunal para o período 1999-2002. No jornalismo, foi presidente da Adjori (Associação de Jornais do Interior no Estado de São Paulo) entre 1990 e 1992 e do Sindjori (Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo) por quatro mandatos (1992 a 1995, 1995 a 1999, 2001 a 2004 e 2007 a 2010).

Foi secretária e membro do conselho diretor da Abrajori (Associação Brasileira de Jornais do Interior). Pertenceu à diretoria da API (Associação Paulista de Imprensa). Integrou o Conselho Curador da Fundação Cásper Líbero por três mandatos, exercendo o cargo de vice-presidente por dois períodos, de 1997 a 2006 e, em outubro de 2006, foi reconduzida ao Conselho para um terceiro mandato de cinco anos. Antonietta Rosalina também foi presidente honorária do Clube dos Escritores de Piracicaba e do Rotary Clube Piracicaba, e membro da Academia Piracicabana de Letras.

Foi responsável pelos prefácios ou apresentações de livros como “Candeias em espelho d’água”, de Marly Therezinha Perecin; “Antes que eu me esqueça”, de Antonio Henrique Cocenza; “Sonetos de Branca” (obra póstuma de Branca Mota de Toledo Sachs); “Jornada Política”, de livro de Roberto Morais, “Vontade e Destino”, de Anna Liva; “Limiares”, de Elda Nympha Cobra Silveira. Foi membro honorário da IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba), do conselho do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), do Sesi (Serviço Social da Indústria) e da ANJ (Associação Nacional de Jornais). Pessoa carismática, amiga e dedicada, deixou muitos companheiros e admiradores.

Data e horário: 23 de maio, às 16h30.

Local: Rua Eça de Queiroz, nº 2595 – Vila Monteiro

Diretora: Mônica Altafin

Mais informações na Assessoria de Imprensa da SME, pelo telefone 3417-1152.