.: Gestores da Rede Municipal de Ensino recebem capacitação sobre o PDDE

29 de junho de 2022 • Ygor Oliveira

Gestores da Rede Municipal de Ensino participaramna manhã de ontem, dia 28/06, de capacitação sobre um dos principais programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que é o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), utilizado pelas unidades escolares.

A palestra foi ofertada pelos professores Armindo Quillici Neto, Vânia Aparecida Bernardes, Sônia Mari Santos e Maria Cecília de Lima, docentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e responsáveis pelo Centro Colaborador de Apoio ao Monitoramento e à Gestão de Programas Educacionais (CECAMPE-Sudeste).

Gestores da Secretaria Municipal e das 124 unidades escolares,participaram da formação.

O encontro abordou o programa de formação Trilhas no PDDE, que tem o intuito de melhorar a execução e a prestação de contas de fomento recebido pelo Ministério da Educação (MEC) e, consequentemente, contribuir com o aumento do Índice de Desempenho da Gestão Descentralizada do PDDE (IDEGES-PDDE) das escolas participantes.

Piracicaba possui 9 escolas com índice máximo de classificação no PDDE.

O PDDE visa prestar assistência financeira em caráter suplementar às unidades escolares a fim de contribuir para a manutenção e melhoria da infraestrutura física e pedagógica, com consequente elevação do desempenho escolar.

Com relação aos índices, no ano de 2021, das 124 escolas municipais de Piracicaba, 38 delas contam com classificação muito alto e 21 alto, sendo que dessas, nove contam com notas dez, índice máximo para a classificação. O IDEGES é composto pelos critérios de adesão, planejamento e prestação de contas do PDDE.

Professores Armindo Quillici Neto, Sônia Mari Santos, Vânia Aparecida Bernardes,  e Maria Cecília de Lima, docentes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), durante capacitação.

“Esse encontro marca o início de uma parceria importante para a nossa Rede de Ensino, pois oportuniza a formação dos gestores para o melhor uso dos recursos do PDDE. No segundo semestre daremos continuidade a essa ação com a organização de uma formação presencial para os nossos diretores”, comenta a professora Marilda Soares, assessora especial de projetos e coordenadora geral da Educação Básica da SME.

Texto/Fotos : Comunicação SME