SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

.: Gestores da Educação de Piracicaba têm novo encontro de capacitação STEAM

23 de junho de 2022 • Ygor Oliveira

Em evento realizado na manhã de quarta-feira, dia 22/06, 70 educadores e gestores da Rede Municipal de Ensino receberam novo acompanhamento de formação sobre o STEAM, que visa aliar a tecnologia e a inovação na educação dos alunos.

Durante o encontro, supervisores, formadores, diretores e coordenadores pedagógicos puderam tirar dúvidas sobre a prática e a execução do programa dentro das salas de aula, bem como trabalhar com os professores e alunos durante o ano letivo. Este novo encontro foi comandado pelo professor Leandro Holanda, da Tríade Educacional.

Supervisores, formadores, diretores e coordenadores pedagógicos puderam tirar dúvidas sobre a prática e a execução do programa dentro das salas de aula.

Esse é um projeto-piloto da Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, que realizará a capacitação de professores e profissionais integrantes do quadro do magistério municipal sobre o STEAM, que contempla as áreas de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática, as quais são interligadas em atividades dentro e fora da sala de aula.

De acordo com o professor Leandro Holanda, o intuito maior é que os componentes curriculares se mostrem mais atrativos para os estudantes e que todos os profissionais da Educação de Piracicaba estejam preparados para disseminar esse conhecimento. “Estamos muito contentes com o engajamento que estamos tendo de toda a Rede de Piracicaba. Os coordenadores estão desempenhando um importante trabalho junto dos professores e todos estão muito ativos e interagindo em nossas plataformas de capacitação online. Esse é o nosso objetivo”, destaca.

Ao todo, participam da formação STEAM 565 professores vinculados à Secretaria de Educação, os quais terão a certificação de 50h.

Novo encontro foi comandado pelo professor Leandro Holanda, da Tríade Educacional.

Após o encontro desta quarta, a Fundação ArcelorMittal dará continuidade à formação, através da empresa Tríade Educacional, seguindo até o final do mês de outubro.

“A Fundação ArcelorMittal vem sendo uma grande parceira da Secretaria Municipal de Educação, realizando este e outros projetos que impactam positivamente a nossa Rede Municipal. A capacitação STEAM contribuirá com o desenvolvimento integral dos alunos através do conhecimento disseminado pelos professores dentro das salas de aula”, comenta o secretário de Educação, Bruno Roza.

70 educadores e gestores da Rede Municipal de Ensino receberam novo acompanhamento de formação sobre o STEAM.

PRÊMIO LIGA STEAM – Com uma nova roupagem em 2022, o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente agora se chama Prêmio Liga STEAM, que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento de projetos que possibilitem aos professores e estudantes aprofundarem seus estudos em temas relevantes à sociedade, principalmente com foco na sustentabilidade e na educação ambiental, que servirão de contexto para o desenvolvimento de soluções para a comunidade escolar.

Nesta edição, participarão escolas de todo o País do 1° ano do Ensino Fundamental até do 3º ano do Ensino Médio, tendo como questão norteadora “Como podemos construir soluções para o desenvolvimento da sustentabilidade em nossa comunidade?”. Por meio dela, professores e estudantes participantes desenvolverão projetos conectados com os desafios dedicados a cada comunidade.

As inscrições estão abertas e vão até o dia 15/07. Cada educador poderá se inscrever com até 5 turmas diferentes, e, cada uma delas poderá ter até 50 estudantes.

Ao se inscrever no prêmio, o educador também participará de uma formação de 20h, conduzida também pela empresa Tríade Educacional. Ao final, receberá uma certificação por esta formação.

As inscrições, o edital e outras informações relacionadas à edição 2022 do prêmio podem ser acessadas no site: www.ligasteam.com.br/premio. ,

 

Texto/Fotos : Comunicação SME

‹ voltar