SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Gestão Inovadora

1 de março de 2021 • Ygor Oliveira

Garantir a todos os alunos o direito à aprendizagem de excelência e a conclusão dos anos iniciais (até 5º ano) na idade certa, ou seja, por volta de 10 a 11 anos. É a missão do secretário João Marcos Thomaziello, frente à pasta da Educação, que vai exigir adoção de medidas pedagógicas saneadoras que estão no Plano Estratégico para Educação Municipal para os próximos quatro anos. “Pretendemos profissionalizar e melhorar a gestão de pessoas, estabelecer parcerias e beber nas fontes das maiores e melhores redes de nosso estado e até do país”, disse em entrevista à Gazeta. Para chegar lá, vai lançar mão de toda a sua experiência na área educacional, que lhe valeu uma significativa homenagem da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo pelo melhor índice de avaliação das escolas públicas do Brasil, em 2020. Ele era diretor da Escola Estadual Honorato Faustino, no bairro São Dimas, que atingiu 8.8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no Brasil). Acompanhe a a entrevista.

O maior desafio nesse momento são as aulas em plena pandemia de Covid-19. O que está sendo feito nas escolas e creches? Quantos alunos tem a cidade?
Thomaziello – A Rede Municipal de Ensino de Piracicaba possui 140 escolas, sendo 93 de Educação Infantil, que atende de 0 a 5 anos, 47 escolas de Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Nessas escolas são atendidos 35.853 alunos, sendo 9.624 em idade de creche (0 a 3 anos), 8.333 em idade de pré-escola (4 a 5 anos), 17.833 no Ensino Fundamental – Anos Iniciais (6 a 10 anos), além de turmas de Educação de Jovens e Adultos em séries correspondentes aos Anos Iniciais do EF. Atualmente, seguimos o Plano São Paulo, elaborado pelo Centro de Contingência do Coronavírus, o município está na fase laranja e, portanto, as aulas presenciais acontecem apenas para 35% dos alunos diariamente, da pré-escola ao Ensino Fundamental – Anos Iniciais, mantendo-se os protocolos de segurança, sendo que esses frequentam de um a três dias na semana, conforme a necessidade pedagógica e social. Nos demais dias os alunos acompanham de forma remota, recebendo videoaulas, vídeo de orientações, atividades impressas, atendimento dos professores por WhatsApp. Também fizemos parceria com a Câmara dos Vereadores de Piracicaba e estão em andamento gravações de aulas pela TV Câmara e Rádio Educativa FM, que serão transmitidas a partir de março. Esta é uma parceria inédita, que não ocorreu em 2020, quando as aulas presenciais foram suspensas. Os demais alunos estão sendo atendidos de forma remota, sendo que as inscrições para os cursos de EJA estão abertas.

Falando nos quatro próximos anos, quais são seus principais desafios?
Thomaziello –
Temos a missão de garantir a todos os alunos o direito à aprendizagem de excelência e a conclusão dos Anos Iniciais (até 5º ano) na idade certa, ou seja, por volta de 10 a 11 anos. Para isso precisamos adotar medidas pedagógicas saneadoras, que possam minimizar os impactos negativos causados pela pandemia e, nos próximos anos elevar os índices dos resultados educacionais do município. Nesse sentido, traçamos um Plano Estratégico para Educação Municipal para os próximos quatro anos, que já estamos colocando em prática. Nesse plano, o grande foco é aprendizagem dos alunos, a garantia de equidade para os mais vulneráveis, a escola como prioridade absoluta e profissionais comprometidos com o trabalho. Nesse sentido buscaremos ouvir e envolver as comunidades de cada escola, de cada bairro e a sociedade em geral no compromisso com a busca de qualidade educacional. Implantaremos um plano de formação contínuo para os professores e gestores, voltado para a nova Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e Matrizes do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e estamos realizando desde o início desta gestão escutas ativas para entendermos as necessidades dos servidores, atendendo diferentes segmentos, participando de audiências públicas, a fim de construirmos uma gestão inovadora, comprometida com o bem estar de todos, pensando numa carreira que possa ser atraente para os jovens talentos e ao mesmo tempo que valorize as experiências comprovadamente eficazes e para isso queremos retomar as discussões do Plano de Carreira do Magistério Municipal que até a presente data não foi aprovado e a matéria encontra-se na Câmara dos Vereadores.

Quantos professores tem a rede? É o suficiente ou o déficit é de quanto? Quais disciplinas são as mais carentes? Haverá concurso?
Thomaziello
– A Secretaria Municipal de Educação enfrenta vários desafios nesse início de gestão e, o mais sério deles, é a falta de professores, auxiliares e demais servidores necessários ao trabalho das escolas. Algumas medidas já vêm sendo tomadas no sentido de agilizar a seleção e contratação de mais profissionais qualificados, além de transformação de vagas que eram regidas pelo regime de CLT e que devem, a partir de agora, voltar a serem contratados pelo regime estatutário. Ocorrerão mudanças nos critérios de aprovação dos concursos e na forma de seleção, havendo novos processos de seleção e chamadas em andamento, inclusive no último domingo ocorreu outro processo seletivo para professores, bem como vem sendo preparada uma minuta de projeto de lei a ser enviado à Câmara dos Vereadores, com um conjunto de medidas que deverá tornar esses processos mais ágeis. Outro grande desafio que estamos procurando enfrentar é a necessidade de diminuirmos os módulos de alunos por turma, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental para garantirmos melhores condições de atendimento. Também a necessidade de digitalização dos processos internos para os quais estamos buscando parcerias com a Secretaria Estadual de Educação para termos o mesmo acesso e utilizarmos todos os mecanismos disponíveis no site da Secretaria Escolar Digital – SED, do Programa “Sem Papel” (da Prodesp), o que tornaria a gestão bem mais eficiente, possibilitando processos de remoção, chamada e atribuição de forma ágil e com a frequência necessária para acomodar a rede da melhor forma possível. Outro desafio importante que estamos atuando é na melhoria do atendimento nas Escolas e na Secretaria Municipal de Educação: montamos um plantão da Supervisão para atender os anseios da comunidade e queremos um atendimento acolhedor, humanizado, próprio de quem serve ao público e para isso também vamos implementar formações a todos os segmentos.

Nos últimos 2 anos houve muita queixa em relação à falta de vagas nas creches municipais. Quantas creches e vagas temos e se o problema está sanado. Ou qual seu projeto para isso?
Thomaziello
– Estamos realizando pesquisas, estudos de demandas, verificando inscrições e a necessidade das famílias, e ainda temos vagas em creches que serão tornadas públicas e oferecidas a partir de março. No início da gestão foi feita uma previsão de retorno às aulas presenciais nas creches a partir de 8 de março, porém estamos acompanhando as orientações da Saúde, da situação do município em relação à pandemia, e aguardando orientações dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação para confirmarmos ou não essa previsão, ainda com percentual de 35% dos alunos, sobre os critérios que irão orientar esse retorno gradual. No entanto, enfatizamos que nossos professores e auxiliares estão trabalhando e atuando em orientações às famílias dessas crianças e colaborando com os demais professores que atuam nas turmas mais avançadas.

Como está a tecnologia nas salas de aula – que investimentos estão previstos para isso e quanto vai se gastar?
Thomaziello – A tecnologia da Rede Municipal de Ensino ainda é limitada, poucas escolas fazem uso de tecnologias como recurso pedagógico e para melhorar estamos investindo em compra de equipamentos para alunos e professores, parcerias com Centro de Educação Digital e planejando a realização de cursos específicos aos profissionais assim que tais equipamentos começarem a ser entregues. Nesse momento em que a dotação orçamentária ainda está mais restrita precisamos também investir em manutenção dos equipamentos que temos, compra de novos brinquedos para as creches, cadastramento de profissionais talentosos para que a rede possa aprender com a própria rede.

E os professores, como está a requalificação deles? Quais os cursos previstos para esse ano?
Thomaziello
-Um de nossos objetivos estratégicos é a formação. Nesse sentido pretendemos formar para acolhimento, gestão de resultados educacionais, método fônico de alfabetização, uso de aplicativos, tecnologias para utilização em sala de aula e no ensino híbrido e otimização de processos. Para tal serão usados recursos e profissionais da própria Secretaria Municipal, faremos parceria com a Escola de Formação do Estado de São Paulo – EFAP para oferta de cursos e também faremos contratação de especialistas nos diversos assuntos.

Qual o orçamento para a pasta e para onde vai a verba?
Thomaziello – O orçamento previsto para Educação neste primeiro ano de gestão foi aprovado na gestão anterior e o recurso será utilizado para as despesas gerais da pasta, como pagamento de pessoal, benefícios, impostos, compra de materiais, como sistema apostilado do currículo, obras de pequeno porte, manutenção das unidades escolares, oferta de merenda, transporte para públicos específicos e demais gastos administrativos de toda a Rede Municipal de Educação.

Considerações finais
Thomaziello – Essa nova gestão foi eleita pela maior parte dos cidadãos piracicabanos que acreditaram na possibilidade de mudanças, em especial, na organização das Instituições e nos processos, sem obviamente deixarmos de reconhecer a história e tudo que já foi feito. Atualmente, a educação municipal precisa necessariamente garantir não apenas o acesso e a permanência, mas também a qualidade do ensino oferecido a todos e a cada aluno. É imperativo para uma Educação para o Século XXI construirmos uma gestão democrática e eficaz, permeada pelo estabelecimento de novas interlocuções com a sociedade civil organizada. As metas de melhores resultados na aprendizagem das nossas crianças, foco desta atual gestão, obviamente não estão descoladas das lutas mais amplas pela qualidade social, pela equidade, visto termos um país tão permeado por desigualdades. Trata-se da garantia do direito à educação de qualidade e para honrar tal fundamento pretendemos ampliar nas escolas municipais a excelência do trabalho docente e da aprendizagem dos alunos. Trabalharemos durante nossa gestão para que nenhum aluno seja introduzido nos Anos Finais do Ensino Fundamental, a partir do 6º ano sem estar com seu processo de alfabetização concluído, para que as crianças da Educação Infantil tenham possibilidades de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e também conhecer a cultura escrita que norteia as relações da nossa sociedade, pois a elas serão também ofertados materiais específicos, não apenas novos brinquedos, mas também cadernos, lápis de cor, massinha, tinta guache e mobília adequada que favoreça o trabalho de introdução à cultura escrita. Pretendemos profissionalizar e melhorar a gestão de pessoas, estabelecer parcerias e beber nas fontes das maiores e melhores redes de nosso estado e até do país, implementar o novo currículo, baseado na BNCC, mas complementá-lo com tecnologia, materiais inovadores e, principalmente, com a dedicação de profissionais que trabalhem felizes e para isso dedicaremos todos os nossos esforços.

Fonte: José Ricardo Ferreira
Da Gazeta de Piracicaba
jose.ferreira@gazetadepiracicaba.com.br
Foto: Mateus Medeiros/Gazeta de Piracicaba

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