Formadora da SME participa de Simpósio em Barretos

13 de novembro de 2019 • André Cruz

A formadora Gelsa Mara Presoto, da SME (Secretaria Municipal de Educação), participou na sexta-feira, 08/11, em Barretos do IV Simpósio de Educação em Saúde, promovido pelo Núcleo de Educação em Câncer do Hospital do Amor de Barretos. A apresentação é resultado da parceria do Hospital Ilumina com a SME.

A apresentação “Habilidades socioemocionais – competências para a vida” mostrou como foram as atividades de formação sobre esse tema desenvolvidas com os educadores e comunidade escolar no primeiro semestre deste ano.

“Foram realizadas oficinas de formação e palestras para professores, gestores e supervisores da rede municipal de ensino, famílias e comunidade escolar, utilizando diferentes tipos de abordagens de acordo com o público alvo, por meio de explanação teórica, atividades práticas explorando a reflexão e a ludicidade. A temática central foi desenvolvida por meio de discussões com foco nos subtemas: Afetividade, Criatividade e Felicidade, onde as principais habilidades socioemocionais foram agrupadas”, explica Gelsa.

O objetivo da formação, segundo Gelsa, é discutir o que são habilidades socioemocionais, como elas podem interferir no processo da aprendizagem e na saúde emocional, “despertando a compreensão dos mecanismos mentais envolvidos no desenvolvimento dessas competências e suas implicações na qualidade de vida”, afirma.

A formação realizada no primeiro semestre teve a participação de 267 professores, gestores e supervisores da rede municipal de educação. “Em avaliação aplicada, a maioria compreendeu a importância de desenvolver as habilidades socioemocionais efetivamente no dia a dia da escola, estabeleceu a correlação entre o aspecto emocional e a saúde integral”, diz Gelsa.

Na fase posterior 26 escolas iniciaram a implantação de ações com os alunos e suas famílias. A ação também atingiu 110 pais e responsáveis que demonstraram interesse no assunto, apontando a necessidade de novas abordagens no dia a dia da escola.