Festa marca aniversário de dez anos da EM Ruth Cardoso

30 de maio de 2019 • André Cruz

Uma festa com direito a bolo, dança, música, homenagens, plantio de árvore e com grande participação da comunidade marcou a comemoração de aniversário da EM Prof.ª Ruth Vilaça Correia Cardoso, no bairro Cantagalo.

A solenidade, realizada na terça-feira às 16h30, contou com a participação do prefeito Barjas Negri, da secretária municipal de Educação Angela Jorge Corrêa, vereadores, líderes de bairro, e demais autoridades. A escola foi inaugurada em maio de 2009.

“São dez anos que a Prefeitura está dando oportunidade de educação para as crianças dessa região. A escola é muito bem estruturada, com o fornecimento de merenda, todo material didático, professores, diretora e funcionários todos concursados, de tal forma que a gente oferece (educação de) qualidade para essas crianças”, disse a secretária.

O prefeito Barjas Negri lembra que a escola foi parte do processo de urbanização do bairro Cantagalo. “Aqui não tinha rede água, não tinha rede de esgoto, não tinha pavimentação, não tinha iluminação e nenhum equipamento social. Nós trabalhamos com a comunidade, foi feita toda a urbanização e, à medida que ia passando o tempo, nós íamos instalando os equipamentos sociais e essa creche, que hoje tem 235 alunos, já atendeu muita gente nesse período. Tem uma importância social muito grande, principalmente, porque a maior parte das mães que têm filhos são trabalhadoras que precisam manter as crianças em creches, acolhidas, alimentadas e educadas, para poder complementar a renda da família”, disse.

A escola atende, atualmente, 235 crianças de 0 a 5 anos na educação infantil que moram nos bairros Cantagalo, São José e adjacências. São 23 professoras, quatro merendeiras e mais 12 funcionários entre auxiliares de ação educativa, escriturário, estagiários e terceirizados. A escola tem 12 salas, lactário e refeitório e sanitários masculino e feminino.

A unidade foi inaugurada pelo prefeito Barjas Negri no dia 15 de maio de 2009.

Fotos: Fernanda Schmidt