SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Familiares das crianças da E.M. Draª Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso participam de projeto

1 de novembro de 2016 • André Cruz

Projeto Toda Criança Faz Arte: Experimentando Por Toda Parte teve como objetivo ampliar as possibilidades de experiências e brincadeiras das crianças; pais ajudaram na pintura e instalações
Fotos: Enviadas pela escola

ant4

A E.M. Draª Antonietta Rosalina da Cunha Losso Pedroso, localizada no bairro Vila Monteiro, realizou exposição de 18 a 28/10, do projeto Toda Criança Faz Arte: Experimentando Por Toda Parte. O projeto, trabalhado durante o ano todo, teve a participação de familiares das crianças. O objetivo foi ampliar as possibilidades de experiências e brincadeiras das crianças por meio da modificação do ambiente físico da escola, trabalhando a imaginação.

“Sabendo que a experiência familiar contribui no despertar de interesses das crianças, e que as convivências escolares carregam o seu alicerce cultural, convidamos os familiares a estarem presentes nessa criação”, contou a diretora Ana Paula Martinelli.

Ela explicou que durante as aulas, as turmas realizaram pesquisas com as professoras sobre o que poderia ser acrescentado em cada espaço da escola, fazendo uma adaptação com os materiais. Os pais levaram objetos como xícaras, panelas, colheres, entre outros, para a decoração do refeitório, sementes de frutas e temperos para a horta e, ainda, contribuíram com a pintura e instalações do prédio. As crianças, por sua vez, realizaram a pintura desses objetos e a plantação das sementes, além das produções em todo o colorido dos espaços.

“Alguns espaços, como por exemplo, a horta, foram ampliados, e outros modificados, como o solário e o parque, que ganharam mais luz. Transformamos a área que fica abaixo da caixa d’água no espaço Mundo das Sensações, onde as crianças podem experimentar diferentes sensações, usando o tato, olfato, audição e visão”, disse Ana Paula.

“É possível enriquecer as práticas do cotidiano escolar e fazer prevalecer o interesse e um espaço que provoque o desenvolvimento da autonomia, onde a protagonista é a própria criança”, completou a diretora.

 

ant1

ant2

ant3

ant5

ant6

ant7

ant8

ant9

ant10

ant13

ant14

ant16

ant15

 

‹ voltar