Evento marca o lançamento do Projeto Robótica da ArcelorMittal

21 de dezembro de 2018 • Fernanda Schmidt

A iniciativa contou com a participação de mais de 400 alunos e capacitação de 16 professores

Aconteceu na tarde de 13 de dezembro o lançamento do Projeto Robótica da ArcelorMittal, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba e a ONG Junior Achievement, focada no empreendedorismo juvenil. Estiveram presentes autoridades locais, empregados da ArcelorMittal, docentes e alunos da Escola Municipal José Pousa de Toledo localizada no bairro Bosques do Lenheiro e representantes das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O evento aconteceu nas dependências do Anfiteatro da S.M.E. (Secretaria Municipal de Educação).

Alinhada aos avanços da indústria 4.0 e à diretriz de desenvolvimento sustentável do Grupo (fonte de cientistas e engenheiros talentosos para o amanhã), a ArcelorMittal realizou durante o ano iniciativas de robótica nas Escolas Municipais Prof. Geraldo Bernardino (Monte Rey), Prof. José Pousa de Toledo (Bosques do Lenheiro) e Profª. Olívia Caprânico (Mário Dedini), em Piracicaba. Cerca de 464 alunos e 16 professores participaram do programa, que contou com 16 horas presenciais, ministradas em quatro encontros na empresa. Professores foram capacitados para aplicar a robótica na prática com seus alunos.

As ações do projeto, que integram o programa ArcelorMittal Ciências, com foco na ciência, tecnologia, engenharia e matemática, levam a robótica de maneira lúdica e inovadora para os estudantes do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental.

“Segundo a Secretária de Educação, o projeto contribui para o crescimento da qualidade da educação na rede municipal, incluindo a tecnologia robótica nas escolas em que é desenvolvido e, inclusive, trabalhando a interdisciplinaridade com as demais áreas do conhecimento, como a Matemática e Ciências”.

Fotos: Fernanda Schmidt