SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE PIRACICABA

Especialista em educação pré-escolar encerra ciclo de palestras da Jornada

18 de outubro de 2018 • André Cruz

A especialista em educação pré-escolar Maria da Graça Souza Horn encerrou, na quarta-feira, o ciclo de palestras da XI Jornada Pedagógica realizada pela SME (Secretaria Municipal de Educação). A palestra foi realizada em dois momentos: às 8h e às 13h30 e foi precedida pela apresentação cultural das crianças da EM Professora Anna Maria Fontabelli Avansi. A Jornada será realizado até esta sexta-feira (19).

Mestre em Educação pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio Grande do Sul, Maria da Graça abordou o tema “A Organização do Ensino em Projetos de Trabalho na Educação Infantil”.

“Eu trato de uma metodologia importante nos dias atuais, porque ela vem ao encontro do que a Base Curricular afirma, assim como as diretrizes curriculares, que são os documentos norteadores da prática cotidiana nas instituições de Educação Infantil”, explicou.

Fotos: Fernanda Schmidt

De acordo com a palestrante, a organização do ensino em projetos de trabalho coincide com o que prevê a BNCC. “Na medida em que propicia às crianças a possibilidade de estabelecer relações, de levantar hipóteses acerca das coisas e da possibilidade de construir conhecimento de uma forma prazerosa e interativa com o mundo que as rodeia”, disse.

Na quarta-feira, à noite, a coordenadora do Ensino Fundamental, Salvia Medina, e a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Perina, da SME, participaram de uma mesa-redonda mediada pelo professor Eduardo Francini, sobre o tema “A Construção do Currículo do Município de Piracicaba”.

A comissão organizadora da Jornada reservou para quinta-feira a apresentação dos trabalhos das práticas educativas desenvolvidas nas escolas da rede municipal de educação básica. O evento será encerrado nesta sexta-feira, às 19h, com a entrega do prêmio Educador do Ano 2018, no anfiteatro da secretaria.

 

 

‹ voltar