Escolas que se destacaram no Ideb são homenageadas

29 de novembro de 2017 • André Cruz

Foram entregues  27 certificados de Honra ao Mérito em solenidade realizada no auditório da SME

Escolas municipais e estaduais que se destacaram no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 2015 foram homenageadas na tarde desta quarta-feira (29).

O prefeito Barjas Negri, a secretária municipal da Educação, Angela Jorge Corrêa e o dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, entregaram 27 certificados de Honra ao Mérito em solenidade realizada no auditório da SME (Secretaria Municipal da Educação).

“O município de Piracicaba tem um plano educacional. Esse plano envolve a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal da Educação. A gente persegue há mais de dez anos alguns indicadores para melhorar a qualidade (do ensino)”, disse.

O prefeito citou o estudo da consultoria Macroplan que apontou a cidade como destaque em indicadores de gestão pública e educação. “Em conversa com a secretaria e com educadores foi sugerido uma homenagem às escolas que tiveram melhor desempenho. Isso não quer dizer que as outras são desprestigiadas. Todas tiveram um bom avanço. A criação desse diploma é para estimular que as escolas continuem ao longo dos próximos anos fazendo a mesma força tarefa, tendo o mesmo desempenho envolvendo os alunos e os pais, para que a gente mantenha um ritmo crescente desses indicadores”, disse o prefeito.

Para o dirigente regional de ensino, a solenidade de entrega dos certificados reflete o reconhecimento do trabalho realizado pelas escolas. “Os nossos diretores estão extremamente contentes, felizes pelo reconhecimento. É muito significativo”, afirmou.

A secretária explicou que o certificado Honra ao Mérito tem o objetivo de valorizar o trabalho desenvolvido pelas escolas. “Estamos diante de um movimento na educação fundamental em que estamos conseguindo romper a desigualdade. Estamos fazendo o que necessário. A (escola) que mais precisa recebe mais conhecimento e, com isso, os alunos que por ela passam têm condição de romper a desigualdade que caracteriza o nosso País”, afirmou.

O prêmio cumpre plano de metas Compromisso Todos pela Educação previsto no decreto federal nº 6.094, de 24 de abril de 2007, que trata da divulgação na escola e na comunidade dos dados relativos à área da educação, com ênfase no IDEB. A premiação também contempla a lei municipal nº 8.501, de 1º de julho de 2016, que estabelece o compromisso de continuar superando as metas do Ideb.

Fotos: Fernanda Schimidt