Escolas públicas de Piracicaba se destacam no Ideb

17 de setembro de 2020 • André Cruz

Três escolas públicas de Piracicaba que oferecem o ensino fundamental I (6 a 10 anos) tiveram nota igual ou superior a 8 no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2019, divulgado na quarta-feira, 16/09, pelo INEP (Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC (Ministério da Educação).

O índice está acima das médias nacional, de 5.9, e estadual, de 6.7.

A nota mais alta das escolas públicas de Piracicaba é da Escola Estadual Honorato Faustino, no bairro São Dimas, que atingiu 8.8. Essa nota é também a maior nota de escola estadual do Brasil. “É um orgulho para Piracicaba”, disse o diretor da unidade, João Marcos Tomaziello. Ele explica que o índice é resultado de um trabalho específico de dedicação aos alunos. “Nós fazemos um trabalho de busca ativa constantemente. Quando percebemos que um aluno tem mais fragilidade, damos início a um atendimento individualizado. É feito um plano específico para esse aluno para que ele consiga se recuperar. Também é preciso destacar que incentivamos a participação efetiva dos pais na vida escolar”, diz.

O diretor lembra ainda a dedicação daqueles que estão em contato direto com as crianças. “A responsabilidade é dos professores, que se dedicaram muito para esse resultado ser atingido. A educação é um conjunto e envolve a todos”.

Essa também é a visão do dirigente regional de Ensino, Fábio Negreiros. “O Honorato tem uma equipe extremamente dedicada e isso é resultado de trabalho de equipe da escola que tem o maior empenho para que todos os alunos aprendam. O resultado do Ideb é consequência de um trabalho bem feito”, disse.

Negreiros destaca ainda os bons resultados gerais obtidos pelas escolas municipais e estaduais. “As redes estadual e municipal têm se destacado em Piracicaba no Ideb porque são formadas por equipes da cidade que trabalham em prol das crianças.”

Duas escolas municipais também se destacaram. A EM Maria Benedicta Pereira Penezzi registrou o Ideb de 8.2, o mais alto das escolas municipais pela segunda vez consecutiva. Em 2017, a escola teve Ideb de 7.7. A diretora da escola nesse período, Simone Beraldo, destaca o trabalho em equipe da comunidade escolar como primordial para conseguir esses resultados. “Trabalhar pela educação pública de qualidade, em parceria com a comunidade e as famílias. É esse o meu ideal para a escola e foi isso que conquistamos na escola”, disse. O índice da escola cresceu 6.6% de 2017 para 2019.

A EM (Escola Municipal) Ilda Jenny Stolf Nogueira teve a segunda nota mais alta:  registrou 8 pontos, alta de 3.9% na comparação com o Ideb de 7.7 em 2017. As formações continuadas oferecidas à equipe foram fundamentais para o resultado, de acordo com a diretora da escola, Vanessa de Luca. “Buscamos aprimorar conhecimentos e estudar novas metodologias, refletindo sobre o processo educativo. Além disso, a equipe acredita na importância da parceria com a família, buscando fortalecer vínculos, tendo sempre o apoio do Conselho de Escola”, disse

Outra ação importante, destaca, “é o investimento em equipamentos e materiais pedagógicos que contribuem para maior qualidade nas práticas desenvolvidas pela escola, buscando que o aluno seja protagonista do processo de aprendizagem.”

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, entende que os resultados obtidos pelas escolas públicas de Piracicaba são resultado de uma parceria bem sucedida entre as redes municipal e estadual. Destaca que “o avanço do Ideb da rede municipal desde 2005 reflete a política pública educacional definida pelo município e o compromisso, formação e responsabilidade de todos os professores e servidores da Secretaria Municipal de Educação, cumprimentando a todos por esse excelente resultado”.