Escolas iniciam projeto com contação de histórias

17 de abril de 2017 • André Cruz

Projetos das Escolas Municipais João do Nascimento e Profº Dr. Elias Boaventura tem como objetivo valorizar a forma de linguagem

A imaginação das crianças rolou solta no início dos projetos das Escolas Municipais João do Nascimento, em Santa Terezinha e Professor Doutor Elias Boaventura, no Parque Chapadão, que aconteceu no início deste mês. Tendo como foco a arte, elas promoveram um dia mágico com contação de histórias.

Na E.M. João do Nascimento, o projeto Arte, Infância e Seus Encantamentos iniciou-se com a presença do contador de histórias Evair Souza, que utilizou elementos como lenços, livros, fantoches e trajes coloridos a fim de despertar o imaginário do espectador, transportando-os para o fantástico mundo da leitura e da arte.

Segundo a diretora da escola João do Nascimento, Cristiane Gomes, a contação de histórias têm papel fundamental na formação da criança pequena, tornando-o criativo, crítico e capaz de tomar decisões. “Contar e ouvir histórias proporciona maior interação entre as crianças e adultos, o que permite um profundo e prazeroso intercâmbio de experiências, atuando tanto na construção de valores quanto na contribuição para formação de uma percepção crítica e sensível da arte, da sociedade e de nossas vidas”, diz ela.

Cristiane relata que o objetivo do projeto é incentivar as experiências sensoriais e corporais através de atividades lúdicas para ampliar a capacidade da criança de explorar o conhecimento de si mesmo, do outro e do mundo.

Fotos: divulgação
JOAON2

JOAON1
JOAON3
Cristiane Gomes, Evair Souza e Willian Barbato

Já na abertura do projeto Era Uma Vez … Outra Vez!, da E.M. Professor Doutor Elias Boaventura, os professores apresentaram as histórias que cada turma escolheu, e os materiais que foram construídos para o desenvolvimento do conto e reconto.

De acordo com a diretora Jaqueline Montenari, todas as turmas se envolveram no projeto, desde o berçário até os jardins, pois compartilharam a produção dos materiais. “As crianças se mostraram atentas e ao mesmo tempo orgulhosas, pois além do prazer de ouvir novas histórias, sabiam que o foi produzido por elas levaria encanto e conhecimento para os amigos das outras turmas”, contou Jaqueline.

“Este projeto oportuniza mais que um movimento de valorização desta importante e significativa forma de linguagem, ele une as pessoas e multiplica conhecimentos”, completa ela.

E.M. Professor Doutor Elias Boaventura
boa1